Mais frutas no dia a dia

Mais frutas no dia a dia
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 05 de abril de 2016


Parece difícil comer cinco frutas por dia? Vamos provar que não é. Ninguém precisa virar a Carmem Miranda e comer diariamente banana, maçã, cajú, abacaxi…. Mas também não adianta bater no liquidificador cinco frutas diferentes, tomar um copo de suco e dar o assunto por encerrado.

Veja o que diz o Guia Alimentar para a População Brasileira:

"Sucos naturais da fruta nem sempre proporcionam os mesmos benefícios da fruta inteira. Fibras e muitos nutrientes podem ser perdidos durante o preparo e o poder de saciedade é sempre menor que o da fruta inteira", diz o guia.

O ideal é mesmo comer fruta. Mais do que isso, o ideal é curtir a fruta. E não ficar perdendo muito tempo contando quantas comeu ou vai comer no dia. O segredo é colocar frutas e legumes na sua rotina de um jeito que funcione.

Por exemplo, você sente fome entre as refeições? Deixe sempre frutas lavadas, prontas para ser comidas, à mão (mais à mão do que biscoitos). Assim fica mais fácil se deliciar com um caqui bem maduro no meio da manhã (em vez de comer cookie). Aliás, um bom jeito de manter a oferta variada, para não enjoar de banana e maçã, é ficar de olho nas frutas da época. Agora estão em alta caqui, abacate, kiwi e figo.

Está difícil fazer a criançada comer fruta? Faça picolés, elas dificilmente resistirão.

E olha só que legal, a fruta não precisa virar sempre sobremesa. Um guacamole, com abacate bem maduro e bem temperado, com totopos (e por que não uma michelada! É cerveja com gotinhas de molho inglês, molho de pimenta, caldo de limão e sal na borda do copo), entra na cota de frutas do dia sem nenhum sacrifício, vai.

Fãs de salada podem incluir frutas em seus preparos rotineiros. Salada de agrião com manga e molho de mel com mostarda vale? Vale. Espinafre com morango também fica bom demais.

Quer mais uma ideia, daquelas pra entrar na rotina com pouquíssimo esforço? Anota aí: descasque as bananas, corte-as em rodelas e congele (a dica para não virar um bloco inseparável de rodelas de bananas é fazer uma camada de rodelas de banana na assadeira. Quando estiverem duras, solte e coloque em um saquinho. Ou, ainda, congele em potinhos pequenos, para porções individuais).

De manhã, no café da manhã, se bater a banana pura, ela vira sorvete. Se bater com iogurte, vira milk shake.

Essa dica, aliás, vale por duas porque evita desperdício. Sabe quando a banana está dando pinta de que vai estragar ali na fruteira. Freezer nela!

Foto: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani