Por que trocar o achocolatado pelo chocolate em pó

Por que trocar o achocolatado pelo chocolate em pó
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 14 de agosto de 2017


Café da manhã é campo minado: tem um monte de imitação de comida tentando passar por comida de verdade. A gente não vai dizer aqui para você acordar mais cedo para assar um pão – uma alimentação saudável de verdade não precisa tomar mais tempo. O lance é saber separar imitação de comida de comida de verdade. Um bom exemplo é o leite com chocolate. Com melhores escolhas, ele fica mais saudável.


Achocolatado líquido

Aquele que já vem pronto para beber, na caixinha, é ultraprocessado (basta bater o olho na lista de ingredientes: tem muito mais do que leite e chocolate ali). É também daqueles casos de falsa ideia de praticidade. Misturar o leite com o chocolate não dá tão mais trabalho assim a ponto de precisar comprar os dois já misturados (e repletos de aditivos químicos, como espessantes e gordura vegetal hidrogenada).


Achocolatado em pó

São praticamente só açúcar, que chega a 90% da composição em alguns produtos. Aditivos químicos, como espessantes, também estão na lista de ingredientes. É ultraprocessado. Voltados para crianças, esses produtos vendem uma combinação de nutrientes, como vitaminas e minerais. Mas se você consegue manter em casauma alimentação baseada em comida de verdade, com alimentos in natura, frutas e legumes variados, já tem garantidos esses nutrientes.


Chocolate em pó

Pode ser comida de verdade, e, neste caso, pode se misturar ao leite para o café da manhã. Como saber? Olho na lista de ingredientes. Algumas marcas têm 50% e 70% de cacau, enquanto outras vendem açúcar com sabor de chocolate (o açúcar é o primeiro item na lista de ingredientes). Se o cacau for o primeiro item da lista de ingredientes, é comida de verdade.

Cacau em pó

Comida de verdade. É apenas o cacau em pó, sem adição de açúcar. Aí você que escolhe quanto (e se) vai adoçar. Pode ser encontrado em lojas de confeitaria – mas também é cada vez mais fácil de achar nas redes de supermercado.


Na prática

Transição. Se estiver acostumado ao achocolatado, troque pelo chocolate (ou cacau) em pó e adoce – vai ser preciso readaptar o paladar, acostumado com o doce do achocolatado. Com o tempo, vá tirando o açúcar. Você vai notar cada vez melhor o sabor do cacau.

Preparo. Tem técnica para dissolver: misture o pó com um mínimo de leite, mexa bem e só depois acrescente o restante do leite. O chocolate e o cacau em pó são menos solúveis do que o achocolatado.

Receitas. A troca vale também na hora de cozinhar. Vai fazer bolo, biscoito, sobremesa: use o chocolate ou o cacau em pó em vez do achocolatado.