Princípios da alimentação saudável: variação

Princípios da alimentação saudável: variação
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 02 de junho de 2017



É comum que diante da quantidade imensa de informações contraditórias e modismos envolvendo dietas, muita gente fique confusa e encerre o assunto adotando um cardápio único – tipo frango grelhado com batata-doce. Ou entenda que a solução é cortar elementos (a gordura, o glúten, a lactose) da dieta totalmente.


Aqui, baseados em evidências científicas e em parceria com a equipe de pesquisadores do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP que elaborou o "Guia Alimentar para a População Brasileira", sob a coordenação do médico e professor Carlos Augusto Monteiro, mostramos que alimentação saudável é algo libertador e muito prazeroso – e que vai na direção contrária de cortar alimentos ou nutrientes da dieta.


A base: alimentação saudável é comer comida de verdade, preparada na cozinha de casa ou dos restaurantes, a partir de alimentos in natura ou minimamente processados. E um dos princípios que garante que ela seja saudável é a variação. De alimentos, de tipo de preparo e de combinações de sabor.


Entenda a classificação dos alimentos

Assista ao curso Comida de Verdade

Os 4 princípios da alimentação saudável


Cada alimento de uma combinação de nutrientes única e variar a compra na feira e o cardápio do dia a dia é a melhor maneira de garantir que seu corpo receba todos os nutrientes de que precisa.

Na prática

O primeiro passo é comprar alimentos diferentes a cada semana. Se numa semana você comprou batata, vá de mandioquinha na semana seguinte, depois batata-doce, depois mandioca, depois inhame. Cozinhou feijão preto, coloque na fila a lentilha, depois o grão-de-bico, experimente o feijão-fradinho e o feijão-branco. Experimente ainda trocar a alface por rúcula, espinafre, escarola.


E não se preocupe de comprar um ingrediente que não está acostumado a usar. O projeto O Que Tem na Geladeira? está aí pra isso. Livro e série no canal Panelinha no YouTube mostram mais de 200 preparos para transformar os alimentos da feira em refeições saudáveis e gostosas.


Assista a série O Que Tem na Geladeira?

Onde comprar o livro O Que Tem na Geladeira?


Você pode usar a sazonalidade como um guia para variar os alimentos. Na dúvida, compre o que está na safra. Quando estão na safra, os alimentos ficam mais baratos, mais gostosos e com menos agrotóxicos.


Pensando nisso, semanalmente o Panelinha atualiza a seção Economize na feira com os alimentos que estão na temporada.


Veja o quadro Economize na feira na página principal do Panelinha


Na página principal tem também o bloco Resolva a semana, com sugestões de receitas do dia a dia bem variadas, para montar o cardápio sem cair na mesmice.