O que é ingrediente culinário

O que é ingrediente culinário
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 02 de abril de 2017


Ingredientes culinários são aqueles que usamos apenas para preparar os alimentos in natura ou minimamente processados. Eles não são consumidos isoladamente, mas entram nas preparações para temperar, refogar, fritar, cozinhar, enfim, para transformar os ingredientes nos mais diferentes pratos.

Estão nesse grupo o sal, o açúcar, o azeite, a manteiga e o vinagre, por exemplo. Alguns deles têm fama de vilões da alimentação saudável – mas não são! A queda na compra desses itens no supermercado está ligada ao aumento da obesidade. Isso porque ela sinaliza que as famílias estão cozinhando menos, substituindo a comida feita em casa pela comida feita na fábrica.

Os ingredientes culinários são aqueles que usamos para preparar comida de verdade em casa. Eles são sempre combinados a alimentos in natura e minimamente processados para compor receitas

É preciso consumir sal, açúcar e óleo com moderação? Sim. Mas o grande problema são o sal, o açúcar e as gorduras que estão escondidos nos alimentos ultraprocessados – você consome sem saber. Em casa você nunca vai utilizar as quantidades de ingredientes culinários que a indústria usa para produzir os alimentos ultraprocessados.

Ou seja: tudo o que você preparar em casa combinando alimentos in natura e minimamente processados com ingredientes culinários é comida de verdade. E forma uma alimentação saudável, variada, equilibrada e gostosa. Pode ser sopa, refogado, torta de legumes, bolo de cenoura, bife com batata, enfim... Tudo comida de verdade.

Quais alimentos estão nessa categoria

Sal: tanto o refinado quanto o grosso e a flor do sal.

Açúcar: de todos os tipos, sendo que o mascavo passa por menos processamento do que o açúcar refinado.

Óleos: de soja, de milho, de girassol, de amendoim…

Azeite: extra-virgem ou virgem, cada um tem seu uso.

Manteiga: é a gordura separada do leite por processo mecânico.

Vinagre: ácido produzido a partir de duas fermentações (pode ser de cereais, de frutas, de vinho).

Parece mas não é

Margarina: é uma imitação de manteiga feita de óleos vegetais modificados para ficarem cremosos e cheia de aditivos para ficar com cor, textura, cheiro e gosto de manteiga.

Tempero para salada: fica perto dos azeites no mercado, mas não tem nada a ver. É ultraprocessado, cheio de corantes, conservantes e aromatizantes.

Tempero pronto de sal com alho: é desnecessário e, se tiver aditivos como conservantes, é ultraprocessado.

Atenção! Não adianta regar a lasanha industrializada com azeite extra virgem: ela não vai ficar mais saudável por isso.