Comida é remédio?

Comida é remédio?
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 11 de março de 2016


Pense naquela pilha linda de abacates no mercado. Você olha e pensa em como eles podem reduzir o colesterol ruim, prevenir doenças cardiovasculares e ajudar no emagrecimento? Ou já começa a salivar pensando em guacamole e vitamina de abacate? A mesma coisa com batatas-doces: baixo índice glicêmico, muita energia e promessa de emagrecimento, ou “não sei se faço purê ou chips”?

Olhar comida e ver só nutrientes tem nome: chama medicalizar a alimentação. As dietas da moda fortalecem ainda mais essa mania recente de comer algo só porque ele – teoricamente – vai prevenir ou curar doenças.

"O medicamento é aquela substância receitada pelos médicos, os detentores do conhecimento, grandes autoridades no imaginário popular. Esta tendência de reduzir os alimentos a nutrientes os coloca próximos aos medicamentos", diz a nutricionista Isabela Sattamini, que é pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Epidemiológica em Nutrição e Saúde da USP (NUPENS). Outra armadilha desse novo hábito é perder a autonomia na hora de comer, o que acontece quando as pessoas não precisam entender nem questionar, apenas executar aquilo que lhes é indicado.


Ao pisar no mercado ou na feira, vale lembrar o que sua mãe e sua avó sempre dizem: comer bem é o melhor remédio. Então deixe um pouco de lado a neura de pensar no princípio ativo dos alimentos e pense que o princípio que deve ficar ativo é: coma de tudo um pouco.