Farinha de mandioca: ela é a cara da comida brasileira

Farinha de mandioca: ela é a cara da comida brasileira
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 24 de outubro de 2016


A Juliana Santana, leitora do blog que mora em Recife, escreveu com uma dúvida sobre a farinha de mandioca. Ela conta que essa é a base da alimentação de muitas famílias no nordeste, mas diz que não sabe se faz bem ou se faz mal.

Juliana, pode ficar tranquila: farinha de mandioca é comida de verdade! Assim como outras farinhas, a de mandioca é um alimento minimamente processado. Ou seja, é a própria mandioca que passa por um processo de moagem e não recebe adição de nenhum outro elemento.

Como insistimos aqui no blog, uma alimentação saudável de verdade combina basicamente alimentos in natura (verduras, frutas, legumes) com outros minimamente processados (grãos, carnes, leite).

Além de ser comida boa, a farinha de mandioca é a cara da cozinha brasileira. Ela reina, por exemplo, nas receitas de farofa. Mas também é consumida com carne, com feijão, com ovo, com peixe e com vários outros alimentos. Serve ainda para engrossar caldos e sopas e até para acompanhar o açaí na Amazônia, por exemplo.

A mandioca é consumida pelo país todo, na forma de farinha fina ou flocada, e chega a substituir o arroz na mistura com o feijão nas regiões norte e nordeste.

É no norte, aliás, que ela aparece ainda na chamada farinha d'água _feita com a mandioca fermentada e que tem uma cor amarela bem viva e um sabor diferente.

O importante, sempre, é variar o cardápio, usando a farinha de mandioca combinada a muitos outros alimentos no preparo de comida de verdade saudável e saborosa.

Quer ideias? Amanhã a gente mostra uma seleção de receitas.