Feijão precisa ficar de molho? Sim!

Feijão precisa ficar de molho? Sim!
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 29 de novembro de 2016


Tem que deixar o feijão de molho? Tem. Por três razões: hidratar os grãos, diminuir o tempo de cozimento e eliminar algumas toxinas que deixam o prato indigesto.

O nome técnico é remolho, e o processo é o mesmo para qualquer tipo de grão. Tem que lavar o feijão em água corrente e escorrer. Depois é só cobrir com água (sempre o dobro do feijão) e deixar de molho por 12 horas. Nesse período, tem que trocar a água uma vez.

Se você não tiver essas 12 horas, pode fazer o chamado de molho curto. Coloque o feijão lavado numa panela e leve ao fogo alto. Quando ferver, desligue e tampe. Deixe assim por uma hora, para hidratar os grãos. Depois é só escorrer e está pronto para cozinhar.

Panela de pressão
O jeito mais rápido de cozinhar feijão é na panela de pressão (cerca de um terço do tempo da panela convencional).

A proporção é fácil de decorar: para cada xícara de feijão, vão três xícaras de água e uma folha de louro. Tampou a panela, vai pro fogo médio até pegar pressão (quando começa a apitar). Aí precisa diminuir o fogo e contar dez minutos. Desligado o fogo, é preciso esperar a pressão sair completamente antes de abrir a tampa da panela.

Até aqui, tudo bem, né? Mas esse feijão precisa ganhar sabor. Aí é que entra o refogado – mas isso é assunto para o próximo post!

Foto: Editora Panelinha