Processados: muito sal e açúcar

Processados: muito sal e açúcar
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 06 de outubro de 2016


Uma das características dos alimentos processados é que eles são bastante parecidos com os alimentos in natura. Por exemplo, um abacaxi em calda se parece com um abacaxi fresco. Já parou pra pensar que isso não acontece com os ultraprocessados? Um salgadinho de batata não lembra batata sob nenhum ponto de vista: não tem "cara" de batata, não tem textura de batata e, claro, não tem lá muito gosto de batata.

Por outro lado, é sempre bom ter em mente que os métodos utilizados na fabricação dos processados também alteram a composição nutricional dos alimentos. Se têm sal ou açúcar, por exemplo, eles costumam ter muito mais do que você usaria para temperar em casa (não esqueça que o objetivo é aumentar a durabilidade). E o consumo excessivo de sal e açúcar tem ligação direta com problemas do coração, obesidade e outras doenças crônicas.

Isso quer dizer o seguinte: tem que prestar atenção, sair do automático, refletir sobre o que está comprando e o que vai para a mesa.

Quer um exemplo: abacaxi em calda. É uma delícia, né? É. Mas tem açúcar que não acaba mais. De vez em quando pode? Pode – e é uma delícia. Mas se você gosta de abacaxi na sobremesa, pode experimentar diversas formas de prepará-lo. O Panelinha tem mais de 20 receitas com a fruta – você vai aproveitar até a casca, para fazer chá. Grelhado ou assado, ele fica menos ácido e com pinta de sobremesa e substitui com folga – e vantagens – a versão em lata.

Fotos: Editora Panelinha