Vinagre é comida, e não remédio

Vinagre é comida, e não remédio
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 07 de fevereiro de 2017


Já ouviu falar que vinagre emagrece? E que faz bem para cabelo e pele? E que diminui a pressão, controla o diabetes e aumenta a imunidade? Todas essas "propriedades" do vinagre têm se espalhado pela internet e, sem nenhuma comprovação científica, tem gente até tomando vinagre diluído em água antes das refeições.

É uma combinação de vários erros. Erro 1: não existe nenhum ingrediente mágico, nada que vá resolver diferentes problemas de saúde de uma vez só. Erro 2: isso não é alimentação saudável. A comida de verdade que vai melhorar mesmo a sua saúde é variada (além de caseira, é claro). Erro 3: comida é comida, remédio é remédio. Vinagre é comida.

No mais, vale sempre lembrar: comer bem é mais do que ingerir nutrientes. Tem a ver com prazer, com os sentidos, com partilhar alimentos, com ter companhia durante a refeição.

E mais: embarcar em modismos como esse pode fazer mal à saúde. Consumir vinagre em jejum, por exemplo, pode causar até a erosão dos dentes.

Isso tudo posto, vamos colocar o vinagre no lugar onde ele deve ficar: na cozinha. Ele é considerado um ingrediente culinário processado, segundo a classificação do Guia Alimentar para a População Brasileira. Isso quer dizer que: deve ser consumido em pequenas quantidades e como parte de refeições em que os alimentos in natura e os minimamente processados são a maioria.

Vinagre é bom para tanto prato saboroso na cozinha! Nos próximos posts você confere nossas dicas de receitas para usar o ingrediente do jeito mais inteligente: preparando alimentos.

Foto: Editora Panelinha