Calda toffee - para mudar a cara da sobremesa!

Calda toffee - para mudar a cara da sobremesa!
Compartilhe

Por Pitadas - 24 de setembro de 2014


Na semana em que o tema do Pitadas é Adocica, o que não falta é açúcar! E o que a gente consegue fazer com ele é simplesmente inspirador. Ontem teve pé-de-moleque com caramelo seco (veja o link ao final do texto), que é só o açúcar derretido – ele endurece e fica crocante depois que esfria. Já na receita de hoje, o caramelo toma forma líquida, feito com creme de leite fresco. É a famosa calda toffee.

Sabe quando você tem um sorvete na geladeira e uma visita pra chegar? Com açúcar, manteiga e creme de leite fresco, o que seria apenas um sorvetinho, vira uma sobremesa de arrancar elogios. Vale também para o bolo, o cheesecake, um pudim. Nenhuma calda industrializada será páreo para seu toffee!

Calda de Caramelo Toffee
Serve 8 pessoas
Tempo de preparo: 20 minutos

1 xícara (chá) de creme de leite fresco
1 ¼ de xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga

1. Numa panela pequena, aqueça o creme de leite em fogo médio. Quando começar a ferver, desligue o fogo.

2. Coloque o açúcar numa panela funda e leve ao fogo médio até derreter completamente e formar um caramelo uniforme – para desfazer os cristais de açúcar e evitar que queime, mexa de vez em quando com uma espátula de silicone.

3. Assim que o caramelo se formar, retire a panela do fogo, adicione a manteiga e mexa vigorosamente com um batedor de arame até derreter e formar uma mistura lisa.

4. Acrescente o creme de leite aos poucos, mexendo sempre até formar uma calda. Cuidado: se a panela estiver muito quente, o creme de leite pode borbulhar.

5. Volte a mistura ao fogo médio e cozinhe por apenas 2 minutos, sem parar de mexer – a calda vai terminar de engrossar quando esfriar.

6. Transfira para uma tigela e deixe esfriar em temperatura ambiente. Sirva com sorvetes, bolos e tortas. Conserve em geladeira, num pote com fechamento hermético, e aqueça no micro-ondas quando for usar.


Veja os posts anteriores da semana Adocica:

Adocica: pé de moleque com castanha de caju e laranja

Adocica: tipos de açúcar e seus melhores usos

Foto: Ricardo Toscani