Como conservar ervas frescas

Como conservar ervas frescas
Compartilhe

Por Pitadas - 20 de março de 2015


Durante esta temporada especial do blog Pitadas, você conheceu 9 tipos diferentes de ervas frescas, descobriu quais gostam e não gostam de calor e aprendeu a fazer receitinhas espertas com cada uma delas. Agora, você vai conhecer os truques para armazenar e não desperdiçar nada na cozinha.

Existem diferentes maneiras de conservar e reutilizar as ervas frescas. Algumas delas vimos durante a semana, como o preparo da manteiga composta e aromatização de azeites e vinagres

O maço de salsinha, por exemplo, não precisa mais ser esquecido no fundo da geladeira. Assim que chegar da feira, lave, seque e pique bem fininho um tanto que não vá usar nos próximos dias. Distribua em forminhas de gelo ou em um único pote de vidro, acrescentando um pouco de água. O mesmo pode ser feito com a cebolinha.

Mostre os seus vasinhos de ervas com a #HortadoPanelinha nas redes sociais!

Na próxima vez que tiver sobras de tomilho, coentro e manjericão, por exemplo, bata com óleo ou azeite até formar um purê denso. Armazenado em potes de vidro sob refrigeração, este tempero especial para carnes e molhos dura até 30 dias.

Outros métodos de conservação com ervas em maço na geladeira:
1 - lavar, secar e envolver as ervas em papel-toalha úmido. Colocar em plásticos, fazer um balão para não amassar as folhas e manter longe das paredes para não queimar as folhas com ar frio da geladeira. Este truque é especialmente bom para salsinha.
2 - Se tiver espaço na geladeira: lavar, sacudir e deixar o maço um pouco úmido; guardar dentro de um pote de vidro com fechamento hermético. Este truque é especialmente bom para o manjericão e hortelã.

Foto: Gilberto Oliveira Jr./Editora Panelinha