Medidas-padrão: quanto, como e por quê

Medidas-padrão: quanto, como e por quê
Compartilhe

Por Pitadas - 24 de setembro de 2018


Todas as receitas do Panelinha respeitam as medidas padrão para líquidos, que são:

1 xícara (chá) = 240 ml
1 colher (sopa) = 15 ml
1 colher (chá) = 5 ml

Assista: como medir secos, molhados, folhas e até mel

Por que comprar jarra, xícaras e colheres medidoras?

Porque só assim a receita funciona. É fundamental respeitar as medidas e as proporções para que o resultado final seja o desejado. E quanto maior for a quantidade usada de um ingrediente, maior será a chance de dar errado. Exemplo: para uma omelete para uma pessoa, a variação de queijo ralado, mesmo medido no chutômetro, será pequena; para uma receita de massa de pizza, se a medida de farinha de trigo não for correta, a massa não chegará ao ponto certo – aí, adeus, receita.


Posso improvisar usando a xícara de chá que eu tenho em casa? E os talheres?

Não. Pegue duas xícaras de formatos diferentes na sua casa e encha uma delas até o topo com água. Agora, transfira a água para a outra xícara. Foi até a boca também? Faltou ou transbordou? Pronto, está demonstrado: as xícaras não têm o mesmo tamanho. As lindas peças que você tem na cristaleira são ótimas para receber as visitas na sala, mas não servem para medir os ingredientes de uma receita na cozinha.


TodOs os conjuntos de xícaras e colheres medidoras disponíveis no mercado têm a mesma medida?


Não. Aqui vale prestar atenção extra. Existem xícaras baseadas em fração de litro (no caso, 250 ml). A medida universal é 240 ml. Observe o jogo de xícaras que você quer comprar. Para seguir as receitas do Panelinha, precisa ser a xícara padrão universal, ou seja, a de 240 ml.

Como fazer a conversão de medidas para ingredientes líquidos?

As receitas do Panelinha indicam a quantidade de ingredientes líquidos em xícaras. Para as receitas que pedem grandes quantidades, a medida estará em litros e a jarra medidora (ou copo do liquidificador) é a melhor escolha.

Como fazer a conversão de medidas para ingredientes sólidos?

Os ingredientes sólidos têm pesos diferentes. Por isso, não medimos o peso, mas sim o volume. Não importa se uma xícara de arroz pesa mais do que uma xícara de salsinha picada. O que a receita pede é o volume.

Ok, entendido! Qual modelo de medidores comprar?

O melhor material é o inox, é mais fácil de higienizar e tem maior durabilidade. Os de plástico são mais leves e baratos, mas ficam manchados com o uso. Os de louça costumam ser estampados e bem lindos, mas são mais frágeis e não é em qualquer lugar que você encontra. Preste atenção ao formato: medidores ovalados entram mais tranquilamente nos potes e você consegue pescar a medida certa de secos. Para líquidos, as jarras de vidro são práticas e funcionais.

Esta semana, o Pitadas vai falar sobre medidores culinários. Vamos mostrar os diferentes modelos usados pelo Estúdio Panelinha para você se inspirar, acompanhe.