#NatalPanelinha: tender é assunto seriíssimo

#NatalPanelinha: tender é assunto seriíssimo
Compartilhe

Por Pitadas - 23 de novembro de 2015


Tem gente que ama tender mais do que peru natalino. Tem gente que espera o Natal só para comer tender. Tem gente que compra um outro tender em janeiro, quando o item entra em promoção, só para ter em casa e poder preparar mais para frente, quando a saudade bate (história real apurada pela reportagem do site). Tender é assim: um caso de amor intenso, um assunto sério. Não brinca com o tender!

Mas, afinal, o que é tender? É um presunto, que é a parte traseira do porco. Ele é defumado e pré-cozido; na teoria, a gente só precisa terminar de assar e dourar. Mas, ah, não, isso é pouco. Parte do ritual da ceia é dar sabor extra ao tender, marinando a carne e inventando a melhor combinação de sabores – cravos e frutas em calda são um clássico.

#NatalPanelinha sem tender? Jamais! Receita nova no site, o tender com molho de mel e laranja é um acontecimento! Caldo de laranja, vinho branco, mel, cravos e pimenta-do-reino se encontram na marinada, estendem o papo até o forno e concluem o assunto na molheira (olha ela ali no potinho de cerâmica na foto) – o caldo da assadeira é engrossado com amido de milho e se transforma em um molho delicioso! Sério: é bom demais!

Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani