Nova cara para a batidinha de maracujá

Nova cara para a batidinha de maracujá
Compartilhe

Por Pitadas - 29 de novembro de 2013


Uma das receitas do livro Quando Katie cozinha é um coquetel tão, mas tão lindo que a gente fica parado olhando a foto alguns bons segundos antes de ver se a receita é boa mesmo. E claro que é: um drinque que leva suco de cranberry e maçã com vodca e ginger ale. A apresentação é mesmo linda: a talentosa autora serve a bebida veremelha em potinhos de vidro, com canudos listrados, tipo vintage, e faz de bandeja uma caixa antiga de madeira.

Inspiradíssimas pela Katie, a gente foi pra cozinha e se saiu com uma receita de drinque brasileiro simples de fazer e de agradar – a velha e boa batidinha de maracujá –, mas servida de um jeito bem mais interessante.

A pitada é usar vidros que iriam para a reciclagem como copos. E canudos divertidos. O pano de prato colorido faz as vezes de guardanapo e dá o charme do ar caseiro.

Pitada importante: esterilize os vidros antes de reutilizar: leve bastante água para ferver numa panela grande; coloque o vidro e sua tampa na panela e deixe ferver por no mínimo 15 minutos. Para retirar o vidro e a tampa, utilize uma pinça de cozinha e deixe-os escorrer sobre um pano de prato limpo. Atenção: não coloque o vidro sobre nenhuma superfície muito gelada, como mármore, pois o vidro pode estourar. Só use os potes esterilizados depois que eles esfriarem totalmente.

Batidinha de maracujá
Faz 4 drinques
Tempo de preparo: 10 minutos

Ingredientes
4 maracujás
1/2 xícara (chá) de leite condensado
1/2 xícara (chá) de cachaça
pedras de gelo triturado a gosto

Modo de preparo
1. Corte os maracujás ao meio e, com uma colher, raspe toda a polpa da fruta. Passe para o copo do liquidificador e junte o leite condensado, a cachaça e gelo a gosto. Bata por 3 minutos ou até ficar homogêneo.

2. Apoie uma peneira na borda de uma jarra e passe a bebida para coar. Sirva em copos, com mais gelo ou, se preferir, use vidros recicláveis com canudinho para uma apresentação bem charmosa.

Foto: Gilberto Oliveira Jr