Ovo quente com acompanhamentos

Ovo quente com acompanhamentos
Compartilhe

Por Pitadas - 12 de maio de 2014


Você gosta de ovos cozidos moles? Se gosta, sabe que não tem muito o que inventar: cozinha-se o ovo e come-se quente com sal. Mentira! Dá pra inventar, sim. Esta é a pitada do post: em vez de apenas sal, prepare acompanhamentos para o ovo quente.

A ideia vale para um brunch, ou um café da manhã demorado. Na hora de comer o ovo na própria casca, coloque-o num suporte e corte a ponta. Tempere com sal e, se gostar, com pimenta caiena. E aproveite para ativar a imaginação na hora de escolher os acompanhamentos. Pode ter linguiça, tomate, cebola, azeitonas, alcaparras, queijo ralado, ervas frescas. O importante é deixar tudo picadinho para facilitar a mistura e a degustação.

Para cozinhar os ovos moles, leve uma panela ao fogo médio, coloque os ovos e cubra com água 1 cm acima. Assim que a água começar a ferver, baixe o fogo (a água deve fazer aquelas bolhas pequenas, como as de champanhe) e conte 3 minutos se você gostar da gema bem mole e 4 minutos para a clara mais durinha. Com 5 minutos o ovo estará quase cozido, com 6 minutos o ovo estará cozido com a gema ainda brilhante; já com 7 minutos o resultado é um ovo duro.

Foto: Ricardo Toscani