Ponche rosé

Ponche rosé
Compartilhe

Por Pitadas - 28 de fevereiro de 2014


Ponche tem aquele ar todo vintage, né? A gente logo se lembrou das marchinhas de Carnaval na hora de testar a receita. Mas foi só olhar a jarra pronta que bateu a ideia: taí um drinque ótimo para tomar com amigos e… Ver desfile de escola de samba pela tevê, oras. Assim, você garante um bom tempo sem voltar à cozinha para preparar mais uma leva.

Se o encontro for de meninas, fica perfeito! É que a bebida é superfeminina e levinha; elas costumam gostar mais. A apresentação fica mais bem cuidada se a jarra for bem bonita e as taças, de vinho branco.

Ponche rosé
Faz 1 jarra
Tempo de preparo: 15 minutos + 1 hora para gelar
Ingredientes
1 abacaxi
2 laranjas-baía
2 maçãs do tipo fuji
20 uvas crimson
1 xícara (chá) de caldo de laranja
1 limão
1 garrafa de vinho rosé (750ml)
¼ de xícara (chá) de gim
1 xícara (chá) de licor de laranja
¼ de xícara (chá) de açúcar
1 lata de água tônica (350ml)
gelo britado a gosto

Modo de Preparo
1. Numa tigela deixe a uva de molho em bastante água com 1 colher (sopa) de vinagre. Retire a uva, escorra a água e seque. Lave e seque as laranjas.

2. Sobre uma tábua, corte o abacaxi em cubinhos, descartando a casca e a coroa. Corte as uvas na metade e, as laranjas, em 8 gomos cada (não precisa descascar!). Coloque as frutas já cortadas em uma jarra e regue com o gim, o licor de laranja e o caldo de laranja. Reserve na geladeira.

3. Passe as maçãs inteiras (em pé) no mandolin para corta-las em fatias finas. Num prato fundo, esprema o limão. Molhe as rodelas de maçã dos dois lados com o suco e transfira para a jarra com as frutas picadas. Junte o vinho e o açúcar e misture com uma colher bailarina. Leve à geladeira por uma hora antes de servir.

4. Na hora de servir, complete com água tônica. Sirva em taças com bastante gelo.

Veja abaixo mais receitas da semana de drinques e petiscos

O Negroni cai no samba

Gim tônica clássico

Caipirinha de seriguela

Nossa receita de Caju Amigo

Petisco de castanha-de-caju condimentada

Amendoim com especiarias

Grão-de-bico exotique

Amêndoa baile de gala

Foto: Ricardo Toscani