Vinho na cozinha: um livro pra começar

Vinho na cozinha: um livro pra começar
Compartilhe

Por Pitadas - 01 de setembro de 2014


Quando entrar setembro… Sabe aquela música? A gente ousaria completar o verso assim: uma semana deliciosa vai começar no Pitadas. O tema? Vinhos! A bebida e sua cor incrível colorem os dois posts diários do blog até sexta-feira. Prepare-se para ver mesas, dicas de rótulos, seleção de receitas com vinho (molhos, sobremesas, drinques). Pra começar, um bom livro sobre o assunto.

Vinhos - uma jornada pelo rico universo da bebida mais apreciada do mundo, do jornalista e enólogo Andrew Jefford (Publifolha), é um guia completo de como degustar e reconhecer cada vinho. Com imagens, o autor mostra detalhes, por exemplo, da cor de cada tipo – o chardonnay, o tokaji, o madeira, o rosé. As páginas também têm mapas das regiões produtoras, imagens das plantações em diversas partes do mundo, e as características de cada uma, o que deixa o conteúdo ainda mais completo.

Depois de aprender a identificar cada tipo, é hora do passo a passo para degustar. Jefford explica que é preciso observar o vinho na taça inclinada; girar para liberar os componentes voláteis e notar como ficam as paredes da taça; sentir todos os aromas; beber um pequeno gole, passando a bebida por todas as partes da língua e, enfim, movimentar o vinho na boca para aerá-lo e sentir todos os sabores, aromas e texturas. Num resumo, assim, parece um malabarismo desajeitado, né? Nada que a prática não ajude a organizar melhor.

Foto: Ricardo Toscani