Natal: 10 passos do planejamento perfeito

Natal: 10 passos do planejamento perfeito
Compartilhe

Por Pitadas - 12 de dezembro de 2018


Agora é hora de conversar com quem vai fazer a ceia em casa e está sofrendo por achar que não vai dar conta. O segredo para passar pela fase dos preparativos de um jeito tranquilo é o planejamento – e quanto antes começar, melhor. Aqui tem uma lista de 10 passos para você até aproveitar o dia da festa.

  1. Lista de quem vai
    Confirme a presença dos convidados com antecedência. Sabendo quantas pessoas vão, fica mais fácil checar a louça e definir o cardápio e quem vai levar o quê.

  2. Cardápio
    Passeie pelas receitas do Natal Panelinha 2018 e defina uma estrutura para o cardápio – e o que você vai preparar. Explore os dotes culinários dos parentes e amigos e peça a especialidade de cada um, mas tenha também algumas sugestões na manga.

    Confira todas as receitas do Natal Panelinha 2018
  3. Bebidas e gelo
    Além da comida, lembre-se de incluir no cardápio drinques, sucos e vinho. E os vinhos podem ser comprados já! Quanto? Calcule 1 garrafa para cada 2 pessoas. Uns bebem a mais, outros a menos e alguns nem bebem. Esse cálculo funciona. Aí, se você for servir vinho espumante, branco, rosé e tinto, divida a quantidade por 5 e compre 2 partes do espumante. Todo mundo gosta de brindar. Detalhe: nada de refrigerante, tá? Ah, não esqueça de incluir na sua lista um ou mais sacos de gelo, de preferência, filtrado e britado.
  4. Lista de compras completa
    Depois de selecionar as receitas, faça a lista. E lembre que alguns itens simplesmente acabam na véspera do Natal. É o caso do peru! Compre tudo o que puder com antecedência e marque com um post it ou fita crepe: é para o Natal!

    Conheça a coleção completa de louças do Acervo Panelinha
  5. Travessas e tigelas
    Não adianta assar um peru de 5 kg e um tender com osso e só ter uma travessa para servir... Mas vale misturar travessas de jogos diferentes! E tem receita aqui!

  6. Louças, talheres e copos
    Faça a checagem o quanto antes. O ideal é ter um pouquinho a mais, assim você não precisa correr para lavar um talher que por acaso caiu no chão no meio do jantar. E, se você não tiver louças suficientes para todos, peça emprestado aos parentes que virão. O mesmo vale para os talheres! É bom lembrar também de contar e conferir os copos. Copos lascam, trincam, quebram... Lembre-se de separar taça para vinho, para espumante, para água e para digestivo, se for servir. Aproveite para conferir também as xícaras de chá e café. Tire as toalhas e os guardanapos do armário, e já lave e passe tudo. Se faltar alguma coisa, dá tempo de providenciar.

    Já conhece o Acervo Panelinha?
  7. Decoração
    Velas dão um clima especial. E elas podem e devem ser compradas com antecedência. Já as flores, tente encomendar o quanto antes, e peça que a entrega seja feita na véspera do jantar. No dia seguinte, os arranjos ficam sempre mais bonitos. Ah, e se você quiser fazer uma trilha sonora para o Natal, comece o fazer o playlist já! Festa sem música não é festa.

  8. Limpeza
    Uma semana antes já dá para começar a lavar louças, copos e talheres que você não usa no dia a dia. Não deixe para fazer isso no dia da festa! No máximo, passe um álcool nos copos no próprio dia. Todo o restante faça com bastante antecedência.

  9. Arrumar a casa
    No dia anterior você pode montar a mesa. Aproveite a noite para definir onde as velas vão ficar. No lavabo, toalhas limpas, papel higiênico de reserva, cheque o sabonete líquido e, se gostar, deixe uma vela perfumada a postos.

  10. Você
    Tire um tempo para se arrumar com calma. Marque um horário para tomar um banho bem demorado. Dê play na música, abra uma garrafa de vinho e divirta-se!

PRESENTÃO DE NATAL: LIVRO OU LOUÇA?