Bolo fofíssimo de chocolate

Bolo fofíssimo de chocolate
Compartilhe

Por Rita Lobo - 20 de julho de 2010


Há alguns anos, ganhei a mais linda das fôrmas de bolo da minha amiga Fernanda. É de porcelana, toda desenhada, num tom de amarelo de antigamente, bem delicado. Ela ficou enfeitando a cozinha, mas custou a ir ao forno. (A fôrma, não a Fernanda.) Até que, ontem, ganhei outro presente: a receita do bolo de chocolate da Ana.

Como a fôrma, o bolo também é de uma delicadeza só. E o preparo é tão simples que fiquei com a sensação de ter nascido sabendo a receita. Mas nunca tinha feito um bolo de chocolate que, em vez de leite, leva água. O resultado é uma massa muito leve, muito fofa, doce na medida e com sabor acentuado de chocolate. (E não de achocolatado, que eu detesto.)

O bolo saiu do forno e, por acaso, meu filhote pediu um copo de suco de laranja. Espremi logo uma dúzia, que encheu a jarra de suco. Como nunca servi suco de laranja com bolo de chocolate? A combinação de sabores é um clássico. Mas, hoje, em casa, o lanchinho teve gosto de novidade. Virou um presente para um fim de tarde de férias escolares na cidade.

Bolo fofíssimo de chocolate

Ingredientes

4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma fôrma com buraco no meio.

2. Na batedeira, coloque o açúcar e o chocolate em pó, passando por uma peneira. Junte os ovos e o óleo. Na velocidade baixa (para o chocolate não subir), bata os ingredientes, até que estejam bem misturados. Aumente a velocidade e bata por mais alguns minutos.

3. Enquanto isso, passe a farinha pela peneira. Abaixe a velocidade novamente e, aos poucos, vá adicionando a água e a farinha, alternadamente, batendo apenas para misturar. Por último, adicione o fermento.

4. Transfira a massa para a fôrma preparada e leve ao forno preaquecido para assar por 30 minutos, até que o palito saia limpo ao ser espetado no bolo.

5. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Coloque um prato de bolo sobre a fôrma e, com auxílio de um pano de prato, vire de uma vez. Sirva a seguir.