Conheça o curso Comida de Verdade

Conheça o curso Comida de Verdade
Compartilhe

Por Rita Lobo - 07 de julho de 2016


O curso ‘Comida de Verdade’, com dez aulas gratuitas e disponíveis no canal Panelinha no YouTube, tem o potencial de mudar a vida de quem assiste e é fruto da parceria entre o Panelinha e o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens).

O núcleo, formado por nutricionistas, pequisadores e cientistas, é liderado pelo professor Carlos Monteiro. Ele é o coordenador do Guia Alimentar para a População Brasileira, um documento do Ministério da Saúde elogiado no mundo todo, que mostra como manter uma alimentação saudável baseado na classificação dos alimentos por grau e propósito de processamento.

Nas 10 aulas, eu e o professor Carlos Monteiro, coordenador do ‘Guia Alimentar para a População Brasileira’ e do Nupens, ensinamos os princípios que garantem uma alimentação saudável de verdade. Spoiler: ela passa pela cozinha de casa.

O objetivo do curso é dar ferramentas para ajudar você a fazer as melhores escolhas e a ter uma alimentação mais saudável

Estou muito orgulhosa de ter conseguido tratar de um tema tão complexo e tão importante para os nossos leitores, de um jeito simples, direto, descomplicado e bem didático. Um jeito bem Panelinha, com o respaldo científico da USP.

CONHEÇA O PROFESSOR CARLOS MONTEIRO, TITULAR DA FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA USP

Veja aqui as 10 aulas do curso no canal Panelinha no YouTube:


Nas oito primeiras aulas, eu e o prof. Monteiro ensinamos os conceitos da alimentação saudável de verdade. Nas duas últimas, eu ensino até quem erra o ponto de ferver a água do café a se virar na cozinha e colocar em prática os princípios do curso.


Não perca. É um curso intensivo, que você pode ver quando quiser. E você que acompanha o Panelinha há tempos vai ver que a melhor coisa que você fez por você mesmo foi ter investido todos esses anos em cozinhar sua comida. Isso é a base de uma alimentação saudável.

O curso Comida de Verdade tem apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Porque cozinhar faz bem até para o coração.


Veja abaixo a programação completa.

Aula 1: O que é alimentação saudável?
Na aula de abertura do curso, uma comparação muito direta entre comida de verdade e imitação de comida. Você vai entender que, mais importante do que se preocupar com os nutrientes do alimento, é variar os ingredientes e cozinhar as próprias refeições. E ainda vai aprender o que são os alimentos in natura e minimamente processados e evitar os ultraprocessados.



Aula 2: Como melhorar a alimentação de casa?
Como fazer uma boa lista de compras e manter a despensa e a geladeira sempre abastecidas? Isso é fundamental para garantir uma alimentação baseada em comida de verdade. Acima de tudo, é preciso planejamento. E, nesta aula, você aprende a pensar a comida, incluindo na sua lista de compras alimentos variados e alguns atalhos para facilitar o dia a dia.



Aula 3: Como saber se um alimento é saudável?
Aprenda a ler rótulos e a entender os truques das embalagens de alimentos. A linguagem nem sempre é clara. Os nomes, às vezes, são difíceis de pronunciar. Mas, depois desta aula, você vai saber na hora se é comida de verdade ou imitação de comida. E vai saber a diferença entre um ingrediente culinário, que ajuda no preparo das refeições, e um aditivo químico que entrou na receita no lugar da comida de verdade.



Aula 4: Como posso comer comida de verdade sem gastar mais?
Não basta procurar o mercado que tem a melhor promoção. Para cuidar da economia doméstica, você precisa ir além da lista de compras. Pode, por exemplo, ficar de olho nas frutas, legumes e hortaliças da estação. E deve – sempre, sempre, sempre – pensar em como reaproveitar os ingredientes e os preparos. Nós temos uma boa tática para isso nesta aula.



Aula 5: Como fazer comida de verdade só para mim?
São muitos os obstáculos na cozinha individual. Mas nesta aula você aprende várias técnicas e descobre que o congelador é um grande aliado para contornar os desafios da cozinha para um. Vai aprender também a evitar o desperdício, variar o sabor e dimensionar a lista de compras.



Aula 6: Como cuidar da alimentação da família?
Aprenda a importância de distribuir as tarefas entre todos os integrantes da família, crianças inclusive. Entenda por que respeitar o momento da refeição e comer à mesa, sem distrações, é fundamental na educação alimentar dos pequenos. Nesta aula, também são abordadas as fases da introdução de alimentos para bebês.



Aula 7: Como comer bem na rua?
As escolhas são fundamentais para garantir uma alimentação saudável fora de casa. Nesta aula, você aprende quais são as melhores opções para o almoço em dia de semana e por que você deve evitar a comida de redes de fast food. Também aprende a diferença – crucial – entre bufê por quilo e à vontade.



Aula 8: Qual é melhor dieta?
Comer bem não é sinônimo de fazer regime, contando calorias e restringindo grupos alimentares. Entenda a diferença entre dieta e alimentação saudável e conheça o conceito de padrão alimentar. É isso o que vai ajudar você a comer melhor.



Aula 9: Habilidades culinárias
Para ter uma alimentação saudável, é essencial saber cozinhar. Porque, ao mesmo tempo que você ganha intimidade com os ingredientes, equipamentos e utensílios, conquista também uma enorme autonomia. Cozinhar faz bem para a saúde e é libertador. Nesta aula, Rita Lobo ensina os fundamentos da cozinha – mas, olha, mesmo quem já tem alguma prática pode fazer uma boa revisão ou aprender com as dicas dela.



Aula 10: Utensílios indispensáveis na cozinha
Cozinhar fica mais fácil quando você tem o arsenal adequado. Rita Lobo mostra os utensílios indispensáveis e ensina você a escolher e a usar facas, tábuas, panelas, colheres, abridores, assadeiras e demais equipamentos.



Foto: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani