Cozinha Prática Verão 2016: (re)decore a cozinha com Bel Lobo

Cozinha Prática Verão 2016: (re)decore a cozinha com Bel Lobo
Compartilhe

Por Rita Lobo - 06 de janeiro de 2016


Todos prontos para estreia da nova temporada do Cozinha Prática? É na quinta, dia 7, às 21h15 no canal GNT. Sim, mudou o dia e o horário do programa: durante o verão, o episódio inédito vai ao ar às quintas-feiras. E tem mais uma novidade: em vez de meia hora, os episódios duram 45 minutos.

Com esses minutos a mais, a gente vai repensar um monte de coisas. E vai descobrir como deixar a cozinha ainda mais prática, mais saudável e mais saborosa. Só, que para isso, vou sair da frente do fogão e pedir ajuda a especialistas em assuntos que, sem que a gente perceba, influenciam o nosso jeito de cozinhar. São sete passos para atingir esses objetivos – em sete episódios, com sete especialistas, e sete temas diferentes.

Saiba mais sobre a temporada de verão do Cozinha Prática com Rita Lobo

Para começar, porém, a arquiteta Bel Lobo é quem vem até o #EstúdioPanelinha. O primeiro passo para deixar a cozinha mais prática é justamente repensar o espaço físico. A minha teoria é que, se a cozinha for um lugar charmoso, em que a gente gosta de ficar, as chances de ela ser mais visitada, mais usada, mais aproveitada são muito maiores.

E a Bel concordou. Mas estranhou o convite: “Mas a sua cozinha já é tão linda..”. Não vou mentir, também acho! Mas tem um layout pensado só para mim, para apresentar o programa. E eu precisava da ajuda da Bel para pensar em ideias que ajudassem a trazer os familiares para perto, com soluções que valessem para a cozinha da sua casa também. (E, Bel, outra coisa: você é carioca! Eu sabia que você iria trazer para essa sua não-prima paulistana um pouco da brisa do mar!)

Dito e feito! Bel vai mostrar como a cozinha pode ficar mais sala – o melhor truque que conheço para atrair a família inteira para a beira do fogão. Quadros, tapetes, abajur, vale tudo para juntar a turma toda nesse ambiente. Você nem imagina como esse primeiro pequeno passo é capaz de mudar completamente a qualidade da alimentação da família. Com a cozinha pronta, é hora de repensar o que você vem preparando nela. Por isso, no próximo episódio, a gente vai até a USP conversar com o professor Carlos Augusto Monteiro para saber a quantas anda a alimentação (saudável) dos brasileiros. Mas isso é na outra quinta, 14, às 21h15 (tá prestando atenção na mudança de horário, né?).

Inaugurando o novo espaço
Graças à Bel, o que era teoria se confirmou na prática – o resultado foi de 100% de sucesso. Ah, tinha que ter inauguração do espaço! Por isso preparamos um happy hour deliciosamente saudável. O quê? Achou que não ia ter receita? Te enganei bem então!

Vai ter crudités com queijo de iogurte – saudável, fresco, crocante! Você não vai acreditar como é fácil de preparar. Até o queijo – uma receita árabe, que leva dois ingredientes – iogurte e sal –, é coisa simples. Puro, já é uma delícia, mas ainda pode levar azeite e hortelã, ou azeite e zátar, um temperinho tipicamente árabe.

Depois tem um patê de abacate e ervilha fresca com coentro – um trio de ingredientes verdes que fica lindo no prato e refresca no ato. Você já tinha pensado nessa combinação? É, abacate salgado vai muito além de guacamole... Na preparação, a ervilha vai do congelador para a frigideira com um fio de azeite e, em seguida, gira no mixer. Uma receita em dois passos, quem não quer?

E aí vem mais croc-croc: um mix de castanhas que saem da panela carameladas com açúcar mascavo e são perfumadas com canela e cominho. E ainda levam raspas de limão que dão o frescor que a sua família merece. Total delícia. Mas falta alguma coisa…

Happy hour sem drinque não dá, né? Então vamos de clericot, versão tropical – a receita francesa, que ficou tão popular no Uruguai, também virou mania no Brasil. Drinque de jarra é lindo, fácil de fazer, e rende bem. Na nossa receita entram carambola, abacaxi e sementes de romã, que levantam o astral da turma toda. Não só é férias, como é verão. Vamos celebrar?

Receitas deste episódio
Crudités de legumes

Queijo de iogurte temperado

Pasta de ervilha com abacate

Castanhas carameladas com cominho, canela e limão

Clericot tropical

Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani