Cozinha Prática: alimentação saudável com Carlos Augusto Monteiro

Cozinha Prática: alimentação saudável com Carlos Augusto Monteiro
Compartilhe

Por Rita Lobo - 13 de janeiro de 2016


Vou direto ao ponto: um passo importante para deixar a alimentação saudável é comer comida de verdade. Opa, mas existe comida de mentira? Pior é que sim. É comida temperada na fábrica, ultraprocessada, molho pronto, caldo industrializado… Mas, atenção, nem toda comida industrializada é ultraprocessada. Por exemplo, arroz e feijão são industrializados, mas são comida de verdade. É bem diferente de nuggets de frango congelado. Quem vai explicar tudo isso direitinho no episódio que vai ao ar hoje, às 21h, é Carlos Augusto Monteiro, professor da Escola de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP. Ele é também o coordenador do Guia Alimentar para a População Brasileira, um documento importantíssimo, que foi elogiado no mundo todo por ter sido o primeiro Guia a dizer: coma comida, não nutrientes.

Saiba mais sobre os sete passos da nova temporada do #CozinhaPraticaVerao

E por que isso pode deixar a cozinha mais prática? Aí é simples, eu mesma posso explicar. Se a alimentação saudável se baseia em comida de verdade, você não precisa se preocupar em saber se pode ou não comer carboidrato à noite, nem vai calcular quantas ‘porções’ de cada nutriente deve colocar no prato, muito menos tirar o glúten das refeições – a não ser que você tenha uma necessidade especial de alimentação. Não é libertador? Cozinhar fica muito mais simples! E se alimentar de forma saudável, também.

Conheça o Curso Comida de Verdade com Rita Lobo e Carlos Monteiro


Olha, já vou adiantar que no meio do caminho tem umas pegadinhas que fazem os desavisados caírem nos truques de marketing da indústria de ultraprocessados. Não é porque está escrito 'caseiro' na embalagem do molho de tomate que, de fato, ele seja feito em casa. No entanto, não é só porque o alimento está numa lata que seja ultraprocessado. Um exemplo? O tomate pelado para preparar molho em casa — ele é um ótimo aliado. Já viu que tem assunto de sobra, né? Neste segundo episódio do Cozinha Prática Verão, vamos aprender juntos sobre tudo isso.

Na cozinha
Voltei inspirada da conversa e resolvi preparar um prato comum no Norte e Nordeste brasileiros, e que é saboroso até dizer chega: um baião de dois. Na versão Cozinha Prática, o preparo tem a mesma lista de ingredientes da receita original. Mas a gente fez uma gracinha extra: o queijo de coalho é dourado antes de se juntar ao preparo – fica todo elegante, e uma delícia.

Mas, ei, Rita, carne seca e bacon não são comidas processadas? Opa, fiz pegadinha de propósito! Sim, são. É por isso que o baião de dois é sugerido como comida festiva, para reunir a família e os amigos, e não como prato do dia a dia. Se você se alimenta bem, consumindo alimentos in natura, de vez em quando não tem problema nenhum comer uma carne processada, como a carne seca. E é preparo prático? Sim: a carne e o feijão vão juntos para a panela de pressão, e o caldo do cozimento é aproveitado para preparar o arroz: sabor extra garantido! E para dar um toque de frescor, vou servir o baião com um delicioso molho lambão. Irresistível!

A mesma teoria vale para a segunda receita, que é a sobremesa deste cardápio de festa: um doce de abóbora em pasta, servido com queijo de Minas. Depois de testar tempos de cozimento diferentes (tem até foto no perfil @cozinhapanelinha provando e comprovando! Já segue? Tem-que-seguir-já!), e também o tipo de açúcar – cristal e demerara –, chegamos ao preparo ideal: 1h10, e açúcar demerara. Ele é menos refinado que o normal, por isso mais saudável; de cor caramelada, mas não tão forte quanto o mascavo. Se você é fã de doce de abóbora, posso garantir que vai adorar esta versão. E se você gosta de comer, garanto que vai terminar o programa feliz em descobrir que tudo pode, desde que seja comida de verdade. A sua lista de compras do supermercado vai mudar radicalmente!

As receitas deste episódio:
Baião de dois
Doce de abóbora em pasta

PS: Dica amiga: o baião-de-dois fica perfeito se servido com molho lambão.


Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani