Cozinha Prática: as louças inspiram a cozinhar

Cozinha Prática: as louças inspiram a cozinhar
Compartilhe

Por Rita Lobo - 18 de janeiro de 2016


Uma mesa bonita não deixa de ser uma maneira de incluir um pouco de arte no dia a dia. A freguesia do blog deve saber que não estou falando do móvel em si, mas da montagem, das louças! E, pelo que tenho visto, não sou só eu que acredito nisso. Basta a gente publicar uma foto no Instagram (seja o @Panelinha ou o @Rita Lobo) que as perguntas pipocam: “De onde é pratinho? Onde posso comprar a xícara?”

O grande problema é que a resposta não é simples... O meu acervo, que já ganhou até ganhou hashtag, #AcervoPanelinha, vem sendo montado há mais de 20 anos. Acredita que até na minha adolescência eu trazia louça de viagem? Hoje em dia, uma vez por ano viajo para garimpar. Paris, Nova York, Marrakesh… E, no dia a dia, estou sempre de olho, seja no supermercado (já achei pratos lindos), numa loja de design ou na feirinha de antiguidade.

Se você leu o título do post, pode estar se perguntando: mas o que isso tem a ver com deixar a cozinha mais prática? Ah, sim, investir na louça é o terceiro dos sete passos da temporada de verão do Cozinha Prática. Está acompanhando?

Saiba mais sobre a temporada especial Cozinha Prática Verão

A resposta é que louça inspira. (Ou melhor, pode inspirar.) Um prato bonito, uma travessa especial e lá vem uma ideia para uma preparação diferente. É por isso que no terceiro episódio, que vai ao ar nesta quinta-feira (21/01) às 21h15, vamos prestar atenção nas louças.

Olha quanto assunto: para começar, vamos descobrir juntos o passo a passo de um prato de cerâmica, do prato mesmo (não da receita). Mas isso não vai ser na cozinha! Vamos visitar um ateliê, ou melhor, uma olaria em São Paulo. É um tal de amassa, modela, queima, esfria, queima, esmalta. Quem vai nos guiar nesse processo é a ceramista Lucia Eid. Você vai amar!

De volta ao estúdio, vou mostrar um monte de dicas para quem quer montar um aparelho de jantar completo, porém feito com peças compradas avulsas. Você vai ver muitas peças do #AcervoPanelinha e aprender três fórmulas para montar um aparelho completo, com a sua curadoria.

As receitas
Saí da olaria com um prato lindíssimo na mão. E depois de ver o quão artesanal e trabalhoso é o processo, fiquei com vontade de preparar algo à altura. Eita, que missão difícil: o nome do programa é Cozinha Prática! Então, em vez de elaborar o preparo, resolvi caprichar no ingrediente: senhoras e senhores, pela primeira vez no programa, vai ter camarão! Ele vai ser refogado com broto de feijão e servido com bifum (é macarrão de arroz) frito e pesto de rúcula. Uau!!!

Para finalizar, a gente celebra o verão com uma receita fresquinha: picolés de frutas à base de iogurte integral. Tem de manga, de abacate, de goiaba. Nem precisa ter criança em casa para preparar uma leva de cada. E nem precisa de louça, muito menos de forminha para picolés: vai no copinho plástico descartável — aqui, quanto mais simples, melhor.

Mas, voltando ao assunto, você notou aí na foto que tanto o prato principal como a sobremesa estão montadas no mesmo prato?

Acesse as receitas deste episódio:
>Macarrão de arroz frito com camarão e pesto de rúcula
Picolé de abacate com limão
Picolé de goiaba com iogurte
Picolé de manga com iogurte
Picolé mesclado de goiaba com iogurte

Para não perder: o Cozinha Prática Verão vai ao ar pelo canal GNT às quintas às 21h15. E tem horários alternativos: segunda, às 18h45; terça, às 4h30; quarta, às 11h15; sábado, às 12h15 e 21h45, e domingo, 6h45 e 13h45.


Foto: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani