Cozinha Prática: faça as pazes com a mesa

Cozinha Prática: faça as pazes com a mesa
Compartilhe

Por Rita Lobo - 25 de janeiro de 2016


Neste episódio do Cozinha Prática vamos conversar sobre um tema complexo: dietas. Em nome do peso, ou da ‘saúde’, muita gente anda restringindo tanto o cardápio do dia a dia que acaba deixando de lado o prazer de comer. Opa, mas o que isso tem a ver com o nosso tema da temporada, que é deixar a cozinha mais prática?

Avisei desde o início que iríamos, em sete passos, olhar para assuntos que sem que a gente perceba influenciam a nossa maneira de cozinhar – ou de não cozinhar. E para quem vive de dieta, a cozinha é um campo minado. E fica difícil, mesmo, cozinhar sob tanta pressão.

Quem vai nos ajudar a dar o quarto passo nessa nossa caminhada é a nutricionista Sophie Deram. Você vai se surpreender com as descobertas dessa pesquisadora. Autora do livro O peso das dietas , Sophie afirma que cozinhar e comer com prazer são alguns dos segredos para perder peso de uma forma saudável. Mais do que isso, ela une nutrição e neurociência para explicar por que, no longo prazo, fazer dieta engorda. (Sim, você leu certo.)

Controlando a gula
Um detalhe: além de nutricionista, Sophie é francesa. Depois do nosso papo, fiquei pensando que talvez isso tenha sido fundamental na formação dela. Os franceses não abrem mão do prazer de comer! É notório: eles comem de tudo, mas comem pouco; sem gula, mas com prazer. Será que o ‘paradoxo francês’ é tão paradoxal assim?

Depois da conversa com a Sophie, resolvi propor um cardápio inspirado em clássicos franceses e que, ao mesmo tempo, funcionasse como exercício para a gente aprender a comer de tudo, controlando a gula. Para este quarto episódio do #CozinhaPraticaVerão, elaborei um clafoutis salgado como prato principal e, em seguida... Ah, claro que tinha que ter um bolo de chocolate!

Originalmente, o clafoutis é uma torta doce, feita com ovos, leite, farinha e açúcar e ainda leva cerejas frescas. Mas a receita faz tanto sucesso na França que ganhou versão salgada. Para o programa, preparei um clafoutis com tomate, abobrinha e queijo minas – nutritivo e perfeito para um jantar rápido. Serve seis pessoas, viu? É pra comer com prazer, e com gente reunida.

Depois é hora de servir o bolo de chocolate. Ele é ideal para treinar a comer com prazer e aprender a controlar a gula de uma vez por todas: é um bolo-suflê, com direito a casquinha crocante por cima e recheio cremoso. Uma coisa de bom! E não, não é proibido. Bolo de chocolate tá liberado – o negócio é ajustar o apetite! Você vai ver.

As receitas deste episódio
Clafoutis de abobrinha com tomate e queijo minas
Bolo suflê de chocolate

Foto: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani