Cozinha Prática: vai ter lombinho no pê-efe do dia!

Cozinha Prática: vai ter lombinho no pê-efe do dia!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 01 de maio de 2017


E não é que chegamos ao nono episódio do Cozinha Prática? Isso significa que, ao fim do programa da semana, que vai ao ar neste 1º de maio às 20h, já terei apresentado nove opções de arroz, nove de feijão, nove sugestões de carne (peixe, frango, ovo), nove pê-efes completos e dezenas de sugestões de preparos para as hortaliças (legumes e raízes).

Em outras palavras: uma temporada inteira dedicada à alimentação saudável de verdade, que leva em conta o nosso padrão alimentar tradicional, baseado no arroz com feijão, e outros alimentos abundantes no país – alimentação saudável de verdade é acessível e passa pela cozinha de casa.

Um, dois, feijão com arroz

No novo episódio, porém, o prato feito, ou pê-efe, vai ganhar uma nova conotação: é prato de festa! O feijão da vez é o branco, cozido com molho de tomate – chega a ser amanteigado de tão cremoso. O arroz é refogado com cenoura e ganha um tom amarelado lindo, além de mais uma camada de sabor do legume. A carne é especialmente saborosa: bifes finíssimos de lombo de porco (em versão paillard) são enroladinhos com bacon e sálvia e dourados na frigideira. Quem conhece o saltimbocca alla romana reconheceu a inspiração. Na nossa versão, porém, o lombo entra no lugar da vitela. Para completar, tem ainda couve-flor grelhada. Esse prato é ou não é uma festa?

Na volta da feira

Se você está acompanhando a temporada sabe que o programa sempre começa com o preparo de algum daqueles ingredientes que a gente traz na sacola da feira. Hoje é o dia da couve-flor.

Gratinada, todo mundo conhece, certo? Mas o meu trabalho é mostrar opções para você variar e deixar a mesa mais interessante, criativa. Além da grelhada do pê-efe, que já citei, você vai ver o preparo de uma couve-flor assada, bem bronzeada – depois de cortada em quartos, ganha um banho de azeite com páprica e vai para o forno ou não vai? Vai!

Ainda tem mais uma sugestão de preparo com couve-flor: uma sopa aveludada, servida com uma farofa de pão com alecrim. Além de contrastar com uma textura crocante, essa perfumada farofinha obriga a gente a mastigar a sopa dá aquela deliciosa sensação de saciedade.

Um detalhe tão pequeno de nós dois: já combinamos que caldo industrializado não entra na cozinha de casa, né? Muita gente tem no congelador saquinhos de caldo caseiro, só esperando uma oportunidade de ir para a panela – um bom caldo é o segredo de toda sopa. Prepare agora uma destas opções:

Caldo de legumes

Caldo de frango

Caldo de carne a jato

Caldo de carne

As receitas do programa

Arroz com cenoura

Feijão-branco com molho de tomate

Escalopinhos de lombo de porco com bacon e sálvia

Couve-flor grelhada

Couve-flor assada com páprica

Sopa de couve-flor com farofinha de pão

O que vesti no episódio

Blusa: Mixed.

Cinto: acervo figurinista.

Jeans: acervo pessoal.

Argolas: Lool.

Bracelete: acervo pessoal.

Sandálias: Laiá Shoes.

O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar às segundas-feiras, 20h, no canal a cabo GNT. Reapresentações: terça (5h e 17h30), quinta (10h e 22h30), sexta (10h30 e 18h), sábado (20h) e domingo (5h30 e 15h30).

Foto: Editora Panelinha / por Gilberto Oliveira Jr.

Figurino: Fernanda Kenan. Beleza: Paula Vida.

O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha.