Estratégias para driblar a crise – e criar novos hábitos

Estratégias para driblar a crise – e criar novos hábitos
Compartilhe

Por Rita Lobo - 28 de maio de 2018


Falta gás, faltam hortaliças, falta gasolina para ir ao supermercado de carro. Chega a faltar ânimo também. A batata está quente (e caríssima). A crise de abastecimento pegou geral, mas não tem jeito: todo mundo tem que comer. Nessas horas, é preciso lançar mão de estratégias para contornar os obstáculos que vão surgindo.

Quem bate cartão aqui no Panelinha já deve conhecer bem algumas das táticas que vou propor aqui. Mas elas ganham importância no contexto atual. Por exemplo, com o sumiço das hortaliças mais comuns, como batata, tomate e cebola, é hora de aproveitar para aprender a variar a compra na feira. Mas vamos começar pelo arroz com feijão.


Arroz e feijão

Base da nossa alimentação, essa dupla imbatível é rica do ponto de vista nutritivo, facilita o planejamento do cardápio (metade do prato está resolvido) e é uma solução durante esta crise. Os grãos são fáceis de estocar e provavelmente você tem em casa, na despensa e no congelador. Se você perdeu o costume de comer arroz com feijão no dia a dia, está aí a chance de recuperar esse bom hábito alimentar.


Feijão: como congelar, porcionar e descongelar


Desbrave novos alimentos

Com o aumento de preço de algumas hortaliças (batata, tomate, cebola), é hora de olhar para os ingredientes que você não tem hábito de comprar. Compre o que está mais em conta na feira. Inhame, abóbora, milho? E mantenha esses novos conhecidos na sua alimentação, mesmo depois da crise. Variação é dos princípios da alimentação saudável e esse é um bom momento para ampliar a gama de legumes que você consome.


Chegou em casa com um alimento que não tem o hábito de preparar? Confira a série “O Que Tem na Geladeira?”. São 200 receitas com 30 ingredientes da feira.


Congelados e enlatados

Eles são aliados do dia a dia por motivos de praticidade, mas no contexto atual podem dar uma bela salvada nas refeições. Ervilha, milho e espinafre congelados garantem as hortaliças na mesa. Grão-de-bico, feijão branco, lentilha em lata também quebram o galho, especialmente nas regiões onde falta gás.


Leia: Receitas e ingredientes do tipo salva-refeições.


Cozinhar em menos tempo

A panela de pressão reduz o tempo de cozimento para um terço. É uma boa maneira de otimizar o uso do gás. Assim como os preparos em uma panela só: em vez de cozinhar o macarrão em um boca do fogão e o molho em outra, você cozinha os dois em uma só.


Na pressão: do feijão de todo dia à sobremesa

Confira: +30 receitas em uma panela só


Micro-ondas

Mais usado para aquecer comida pronta, ele serve também para cozinhar. Mas é preciso ficar atento: como esse tipo de forno é muito eficiente para produzir calor (através da vibração das moléculas de água), ele pode esquentar demais e diminuir os nutrientes dos alimentos, como as vitaminas, ou ainda queimar proteínas e gorduras. E isso acontece sem que a gente perceba, porque o calor excessivo atua no alimento em nível atômico e molecular. Ou seja, a comida não fica com aparência nem cheiro de queimada. Esses problemas também podem acontecer com outras técnicas, como assar ou fritar, mas nesses casos o alimento fica preto, tostado. Portanto, cozinhe aos poucos, sempre abrindo o forno para conferir o alimento. Assim você interrompe o cozimento assim que estiver no ponto.

Lentilha no micro. Numa tigela que vá ao micro-ondas, coloque ½ xícara (chá) de lentilha e cubra com 3 xícaras (chá) de água quente. Deixe de molho por 10 minutos. Em seguida, leve ao micro-ondas por 5 minutos. Misture e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Se ainda não estiver cozida, leve para cozinhar de 1 em 1 minuto, verificando sempre se já está no ponto. Isso serve para garantir que a lentilha não sofra o superaquecimento.

Confira opções de salada de lentilha


Leia mais: Nove dicas para preparar comida no micro-ondas