Como aproveitar as claras (ou as gemas) que sobraram

Como aproveitar as claras (ou as gemas) que sobraram
Compartilhe

Por Rita Lobo - 09 de agosto de 2017


Não tem ingrediente mais curinga do que o ovo. Vai desde as receitas mais simples até as mais complexas. No salgado, no doce. Huuum... a gemada dos cafés das manhã da minha infância. As gemas batidas com açúcar até que uma mistura cremosa, clarinha, perfeita e deliciosa aperece na batedeira. O que? Não gosta de gemada? Não come ovo cru? Tudo bem. Mesmo assim você já deve ter se visto na situação de usar as gemas e não ter ideia do que fazer com as claras. Ou o contrário. Aqui no Panelinha para todo problema na cozinha tem solução, você sabe. Neste post listo ótimas ideias para você nunca mais desperdiçar nem uma clara ou gema sequer.

COMO separar

Existe um utensílio perfeito para separar a clara da gema. Ele parece o cruzamento de uma colher com uma peneira e pode ser encontrado em versões superbaratas (sério, dá para achar por menos de R$ 5). Mas, se você não quer ir atrás disso, lembre-se de que dá para usar as mãos como se fosse um peneirinha. As claras escorrem por entre os dedos e a gema fica na mão.


Outra coisa: você já deve ter me visto falando que é melhor quebrar o ovo em uma tigela a parte (assim se um deles estiver estragado, você não perde a receita inteira). Só depois vire o ovo no separador, ou na mão, que deve estar sobre outra tigela. Da mão, ou do separador, a gema vai para batedeira.

No caso do preparo da gemada, ou qualquer receita com a gema crua, evite usar a casca para separa-la da clara, pois a aumenta o risco de contaminação.