Contagem regressiva: Natal 2018

Contagem regressiva: Natal 2018
Compartilhe

Por Rita Lobo - 01 de novembro de 2018


O Natal Panelinha está no ar! E, este ano, ele chega um pouquinho diferente... Em vez de apresentar um monte opções de receitas, resolvi mostrar para você a minha sugestão de ceia. As quase 200 receitas natalinas disponíveis no Panelinha continuam no ar, para ajudar você a montar o cardápio do seu jeito. No especial que começa hoje, porém, você vai ver as minhas preparações favoritas para a data, todas servidas nas louças do Acervo Panelinha. A mesa ficou um show!

Especial Natal Panelinha 2018

Confira todas as receitas de Natal aqui

A seguir, conto um pouquinho sobre cada uma das 16 receitas que compõem a ceia – incluindo panetone e chocotone caseiros! O clima é de contagem regressiva: faltam 52 dias para o Natal e até o dia 24 de dezembro, diariamente você vai ver vídeos novos e exclusivos nos nossos perfis no Instagram. Siga: @EditoraPanelinha e @RitaLobo (eu!).

No Blog Pitadas, vai ter muitas dicas natalinas, desde instruções de planejamento até ideias para montar a mesa. E, claro, muitas sugestões de presentes que você pode fazer na cozinha de casa! (Quem não amaria ganhar um panetone caseiro ou um vidro de chutney de abacaxi para servir com os assados da ceia?)

E, atenção, no perfil @AcervoPanelinha você vai conhecer cada uma das novas peças da Coleção Especiarias. São muitos lançamentos para o Natal! No total, a minha linha tem agora 23 itens, entre peças avulsas e kits, para você comprar e presentear. Em breve, mais detalhes!

As receitas

Você vai notar que a minha escolha de cardápio leva em consideração tudo que já conversamos sobre a ceia. Afinal, é o 18º Natal Panelinha. Já sei que muita gente não suporta a ideia de passar o ano todo preparando comida de verdade e, justamente no Natal, servir uma ave que já vem temperada da fábrica ­– não tem à venda no mercado convencional peru sem tempero pronto, leia o rótulo. Para essa turma, preparei três franguinhos com laranja e alecrim, que ficaram ultrafestivos servidos na minha famosa Travessa Folha [canela].

Sei também que, na maioria das casas, o peru continua sendo o centro das atenções. Para não excluir a ave da mesa, dei um jeito para amenizar o sabor do tempero pronto – está tudo explicadinho na receita, que ainda dá o passo a passo da técnica para não deixar o peito ressecado. O peru é assado com tangerina e sálvia e servido com molho preparado com o fundinho da assadeira. A ave tanto pode ser servida inteira como destrinchada. Dos dois modos, servi a ave na Travessa Flor [cúrcuma]. Ficou um espetáculo! E o molho foi para a mesa na Tigela Flor [páprica] ­– as minhas louças são muito multiúso!

Quem adora carne de porco vai se deliciar com o lombinho ao leite com figos grelhados. Para deixar a apresentação bem linda, fatiei uma parte da peça e servi na Travessa Oval [curry], novidade do Acervo Panelinha! Aliás, a receita também é nova: a carne fica bem úmida e o molho, superaveludado. Se você está em busca de uma receita diferente para o Natal, aposte nessa!

Na hora de escolher os acompanhamentos, quis misturar receitas bem clássicas de Natal com outras que são menos comuns. O cuscuz paulista, bem tradicional, ganhou uma apresentação diferente (e cheia de truques para deixar o preparo mais fresco). Ficou lindo no Prato de Bolo com Pé [sumac]. A farofa tem um toque bem brasileiro, com banana-passa e castanha-de-caju – e ela foi para a mesa na Tigela Flor M [pimenta rosa]. Já o arroz à grega, que é receita nova no Panelinha, foi para a Tigela Flor G [noz-moscada]. Agora, a receita que não abro mão no Natal é chutney de abacaxi. Sei que não é uma preparação natalina, mas a combinação de sabores é perfeita com todos os assados. E ele ficou chiquérrimo na Tigela Média [pimenta-do-reino], outro lançamento do Acervo Panelinha!

Mesa de sobremesa

Se você me acompanha há algum tempo, sabe que a clássica torta de nozes da minha avó Rita não poderia faltar! Ela é recheada com baba de moça leva cobertura de merengue. (Palavra de honra que só de escrever a última frase já comecei a salivar!) Para ela ganhar destaque na mesa, voltou ao formato redondo e foi servida no Prato de Bolo com Pé [sumac].

Outra receita que também foi servida em prato com pé para ganhar um lugar de importância na mesa foi a rabanada. Amo rabanada! Sei que muita gente só prepara essa delícia para o café da manhã do dia 25, mas, para mim, ela também é sobremesa da ceia. No Prato de Bolo com Pé [noz-moscada], ela ficou belíssima. Aliás, o prato é mais um lançamento do Acervo Panelinha.

O bolo inglês integral, outro clássico natalino, ganhou status de sobremesa com acompanhamentos espertos: geleia de manga e maracujá, creme batido e compota de figo. O bolo foi fatiado e servido em forma de escamas no Prato de Bolo [pimenta rosa], que é novidade da Coleção Especiarias.

Para completar a mesa das sobremesas, dois clássicos em receitas novas: panetone e chocotone caseiros. O chocotone é uma, digamos assim, degustação do que vem aí no novo livro novo do Luiz Américo Camargo. Peguei a receita emprestada porque o livro, que vai ser lançado pela Editora Panelinha, só chega às livrarias no ano que vem. A receita já está aqui no site. E para a ceia, o truque é tirar da forma de papel, fatiar e servir em peças lindas como a Travessa Flor M [pimenta rosa] e a Travessa Folha [canela].

Durante todo esse período, o Especial Natal está no ar, à disposição para você escolher as receitas – elas já estão todas lá. Pode começar a treinar, experimentar e escolher o cardápio. Boas festas!