Cubos de abóbora para construir novos horizontes

Cubos de abóbora para construir novos horizontes
Compartilhe

Por Rita Lobo - 08 de outubro de 2017


Há quase uma década, realizei o sonho: abri a cozinha para a sala. Foram nove meses de reforma no apartamento todo, e derrubar aquela parede que separava o fogão do resto da casa foi o ponto de partida. Ficou do jeitinho que sonhei, a cozinha ganhou até piso de madeira e cortina para ficar com ares de sala de estar.


A intervenção na planta do apartamento diz muito mais do que uma nova disposição de ambientes. Ter uma cozinha integrada com a sala favorece colocar em prática uma forma de enxergar a alimentação como um assunto central da casa.

O comer e o cozinhar ficam intimamente ligados, o preparo do jantar não é mais algo misterioso, a família toda participa.


No Cozinha Prática da semana, mostro a receita que virou hit na minha casa, depois que a cozinha passou a ser aberta. O forno é um grande aliado de quem tem essa disposição de ambientes: faz menos bagunça e os alimentos ficam deliciosos. Por isso, sempre que dava, eu mandava alguns cubos de abóbora para a assadeira com sálvia e azeite. Essa receita é do tipo multiuso, vai bem com tudo. Dessa vez ela entra para abrilhantar (risos) uma salada de trigo e também um risoto de panela de pressão, mega prático.


A ideia do episódio da semana não é fazer você literalmente derrubar a parede da cozinha da casa também. Mas servir de inspiração para integrar a cozinha à vida da casa. E nem precisa de reforma pra isso. É só passar pela porta e encarar o manejo das panelas. A vida em família fica mais gostosa e muito mais saudável.


As receitas do episódio



Salada de trigo com abóbora assada

Risoto na pressão com abóbora assada



O que vesti no episódio


Camisa: Shoulder

Regata: Flávia Aranha

Cinto: C&A

Bracelete: Hector Abertazzi

Jeans: acervo pessoal

O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar às segundas-feiras, 20h, no canal a cabo GNT. Reapresentações: quinta (10h30 e 23h30), sexta (17h30), sábado (12h) e domingo (16h30).

Fotos: Editora Panelinha / por Arthur Vahia

Figurino: Fernanda Kenan. Beleza: Paula Vida.

O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha.