Quebre os ovos

Quebre os ovos
Compartilhe

Por Rita Lobo - 19 de setembro de 2017


Ele é o ingrediente-símbolo da ocupação da cozinha, o protagonista das primeiras vitórias no manejo das panelas. Não à toa, quem não se arrisca sai logo dizendo: "Eu não sei nem fritar um ovo!". O problema é que, quem não sabe cozinhar acaba dependendo de comida pronta, ultraprocessada, ou ainda gasta os tufos comendo fora, muito mais do que deveria.

Quando as tentativas de fritar um ovo – mexer, aquecer, bater com açúcar – passam a dar certo, a satisfação é mágica. A gema inteira, mole no ponto certo, a clara branquinha, a gemada branquinha, o ovo mexido cremoso. Hora de dar o segundo passo.

São inúmeras as possibilidade de preparos com ovos, receitas doces e salgadas, para o café da manhã, para o almoço, para o jantar e para a sobremesa. Ah, doces com ovos... Eles são uma perdição. Sabe o que é lemon curd? Uma espécie de geleia de gemas com limão, um clássico de inglês, que é de comer rezando para nunca acabar. É só passar na torrada e ser feliz. Se tem receita? Claro que sim! Veja neste post um monte de ideias para aproveitar os ovos que estão só esperando, ali na geladeira, por uma oportunidade de brilhar na sua cozinha.

Leia também

A gemada da minha mãe para dar coragem

Como aproveitar claras e gemas que sobram