Cozinha Prática: vai ter franguinho à milanesa no pê-efe do dia!

Cozinha Prática: vai ter franguinho à milanesa no pê-efe do dia!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 29 de maio de 2017



Pois é, chegamos ao último episódio da temporada. Acho que você nunca viu alguém preparar tanto arroz e feijão num programa de culinária! Teve um pê-efe diferente para cada episódio. Neste 13º não vai ser diferente, mas antes de contar das delícias do programa que encerram a oitava temporada do Cozinha Prática, relembro: quem come arroz e feijão todos os dias está seguindo uma alimentação saudável de verdade. O segredo é variar os acompanhamentos (carnes e legumes) e, inclusive, o jeito de preparar e também servir a dupla que é a base do nosso padrão alimentar tradicional.



Um, dois, feijão com arroz

No episódio de hoje, o arroz é o de leite, tradicional do Rio Grande do Norte. Não tem refogado, não. O arroz vai para a panela com água fervente e cozinha até secar; só então recebe manteiga e leite, que deixam o preparo úmido, parecendo um risoto. O feijão, em contrapartida, tem um pouco menos de caldo. No pê-efe do dia, o feijão é o branco, cozido com louro e uma casca de parmesão (conhecia essa?), e temperado com alecrim e alho. Quem mais? Vai ter franguinho, mas não aquele de sempre, grelhado. O do pê-efe do dia é um paillard à milanesa, feito com o sassami – a parte de trás do peito. Você vai aprender a preparar o paillard, a empanar e fritar do jeito mais prático e saboroso. Esse franguinho ganha um tchãns com uma geleia de tomate caseira (absolutamente surpreendente) que entra para arrematar os sabores do prato.


Na volta da feira

Tomate na salada, você já conhece. Os preparos com tomate que mostro neste programa não são óbvios. A gente começa cortando um tomate débora em rodelas grossas, para colocar no forno com parmesão ralado. Dez minutos depois e você tem uma salada morna, que vale como petisco: as rodelas murcham e ganham um molho de azeitona preta com azeite e manjericão. Vai fazer sucesso na mesa! Na sequência vem um molho de tomate rústico, tão fácil de fazer que você vai até repensar o delivery do jantar… Os tomates sem semente dão aquela amolecida na frigideira com azeite. Vai alho e manjericão. Aí é só juntar o macarrão já cozido e pronto: um prato de sabores vibrantes. Por último tem a tal geleia de tomate. É uma daquelas receitas que a gente prova e tem que contar pra alguém, de tão boa que ela é. Fica feito conserva na geladeira, e você vai usando no dia a dia, aqui e ali: no frango à milanesa, no bolinho de arroz, com ovo frito, batata assada, uma quiche…


As receitas do programa

Arroz de leite

Feijão branco com alecrim

Franguinho à milanesa

Geleia de tomate com pimenta

Tomate assado com azeitona

Macarrão com molho rústico de tomate

Pê-efe de milanesa de frango com geleia de tomate e pimenta



O que vesti no episódio

Bata: Cris Barros.

Jeans: acervo pessoal.

Brincos: Ceres Gioielli.

Bracelete: Camila Klein.

Sandálias: Arezzo.


O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar às segundas-feiras, 20h, no canal a cabo GNT. Reapresentações: terça (5h e 17h30), quinta (10h e 22h30), sexta (10h30 e 18h), sábado (20h) e domingo (5h30 e 15h30).


Foto: Editora Panelinha / por Gilberto Oliveira Jr.

Figurino: Fernanda Kenan. Beleza: Paula Vida.

O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha.