Cozinha Prática: vai ter frango com quiabo no pê-efe do dia

Cozinha Prática: vai ter frango com quiabo no pê-efe do dia
Compartilhe

Por Rita Lobo - 24 de abril de 2017



Cozinhar é uma ferramenta e tanto para quem já entendeu que é preciso cuidar do que se coloca no prato – não no sentido das calorias, nem dos nutrientes, mas da natureza do alimento. Não é libertador saber que, desde que seja comida, você pode e deve comer de tudo? Isso, porém, significa que tem que excluir o que é ultraprocessado – ou imitação de comida.


Outro jeito de pensar: uma das chaves da alimentação saudável é excluir os alimentos ultraprocessados (da comida comprada pronta para consumo ao refrigerante), e basear as refeições em alimentos in natura e minimamente processados. Logo, cozinhar é essencial. Porque é assim que a gente transforma os ingredientes frescos em comida saborosa, variada, saudável de verdade.

Um, dois, feijão com arroz

Olha como o exercício de variar, tão importante para manter a alimentação saudável, leva a gente longe: no pê-efe deste episódio, o arroz é o cateto integral, feito na pressão, e com textura úmida, deliciosa. O feijão vira salada, por que não? O fradinho, que não rende muito caldo, é o tipo ideal para isso. A salada em questão leva vinagrete e vai ficar perfeita com a carne da vez, um espetinho de frango bem temperadinho, com urucum, pimenta e caldo de limão.


As crianças adoram espetinho, outra vantagem de praticar a variação. Ainda não acabou: vai ter farofa no PF. A nossa é feita com quiabo refogado na cebola com manteiga, como uma boa farofa deve ser. Para finalizar, farinha de milho flocada e ovos cozidos. Reparou na sutil gracinha? Vai ter frango com quiabo ;).


Na volta da feira

Minha amiga, meu amigo, vai ter mais quiabo no programa. Esse legume tão brasileiro, que a gente come há tempos no mineiríssimo frango com quiabo, vai ganhar versões que eu posso apostar que você ainda não conhece. Além da farofa de quiabo com ovos cozidos, ele também pode ser grelhado. Vai cortado na metade, no sentido do comprimento, e acompanhado de pimenta dedo-de-moça e molho teriaki caseiro. Inteiro, temperado com gengibre, alho, coentro e cominho em pó, mais pimenta caiena, ganha um banho de azeite e vai para o forno. Sai saboroso e também crocante, pois leva fubá e farinha de trigo para criar uma crostinha que segura os temperos e dá aquele croc. Pode servir como acompanhamento ou mesmo petisco do happy hour, já tinha pensado nisso? Quiabo no cardápio já!


As receitas do programa

Pê-efe de espetinhos de frango e farofa de quiabo

Arroz cateto na pressão

Vinagrete de feijão-fradinho

Espetinho de frango

Farofa de quiabo com ovos cozidos

Quiabo assado crocante

Quiabo grelhado com molho teriaki

O que vesti no episódio

Camisa: Flávia Aranha.

Brincos: Carla Amorim.

Mix de pulseiras: Boho Hype.

Jeans: acervo pessoal.

Cinto: acervo figurinista.

Rasteira: Manolita.


O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar às segundas-feiras, 20h, no canal a cabo GNT. Reapresentações: terça (5h e 17h30), quinta (10h e 22h30), sexta (10h30 e 18h), sábado (20h) e domingo (5h30 e 15h30).


Foto: Editora Panelinha / por Gilberto Oliveira Jr.

Figurino: Fernanda Kenan. Beleza: Paula Vida.

O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha.