Torta de nozes para lembrar de onde eu vim

Torta de nozes para lembrar de onde eu vim
Compartilhe

Por Rita Lobo - 30 de outubro de 2017


Nem acredito que três meses já se passaram desde a estreia da temporada de Receitas com Memória. Isso significa que, esta semana, você assiste ao último programa inédito do Cozinha Prática. Mas, de certa forma, ele é também um recomeço.

A receita que apresento é a torta de nozes da minha avó Rita, essa moça da foto, que foi uma enorme inspiração na minha vida. Quando ela morreu, há seis anos – com noventa e sete de vida –, encontrei umas páginas de caderno com a receita, que era um marco nas festas da casa dela, anotada à mão. Achei tão simbólico que resolvi emoldurar. E foi olhando para o quadrinho na sala de casa que imaginei essa temporada pela primeira vez. Agora, meses depois, ela encerra a série. É a última, mas foi também a primeira.

Escolhi terminar falando da minha avó, porque foi ela quem mais me ensinou sobre a sensação de pertencimento – comida conta sobre a própria história, mas também nos identifica, nos aproxima.

Leia também

Tudo sobre a temporada

A gemada da minha mãe para dar coragem

Quando comecei as gravações, levei o quadrinho com a receita manuscrita da minha sala para o estúdio Panelinha. Ele assistiu a tudo, viu os bastidores de todos os episódios com pessoas e receitas que fazem parte da minha vida. Muita gente chorou com o episódio do vovô Rago, eu mesma não segurei as lágrimas contando a história da avó do meu marido. Foram muitas receitas, muitas memórias. E ficou evidente que comida vai muito além dos nutrientes.

A temporada chega ao fim, mas fico aqui torcendo para que a torta de nozes da minha avó Rita também inspire você a criar o seu repertório de receitas recheadas de boas memórias com as pessoas que você ama. (Já estamos gravando a temporada de verão... Janeiro está aí!)


A receita do episódio

Torta de nozes

O que vesti

Blusa: Flávia Aranha

Brincos: Pitanga

Cinto: MOB

Jeans: Acervo pessoal

Pulseira: Boho Joias

Bracelete: Hector Albertazzi

Pulseira com pedra: Boho Hipe


O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar às segundas-feiras, 20h, no canal a cabo GNT. Reapresentações: quinta (10h30 e 23h30), sexta (17h30), sábado (12h) e domingo (16h30).

Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani.

Figurino: Fernanda Kenan. Beleza: Paula Vida.

O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha.