Aula de culinária: como usar a panela de pressão – e como assar pão

Aula de culinária: como usar a panela de pressão – e como assar pão
Compartilhe

Por Rita Lobo - 29 de janeiro de 2018


Quem tem medo de panela de pressão? É hoje que esse medo acaba! Na quarta aula do Cozinha Prática Verão, ensino como manejar com segurança e desenvoltura a mais temida das panelas! Afinal, o utensílio é um grande aliado: ele cozinha os alimentos em até um terço do tempo. Como o nosso curso é de técnica aplicada, mostro como usar a panela, enquanto preparo uma receita de carne louca, perfeita para a estação mais vibrante do ano – ela é servida fria, fatiada fininho.

Como a aula tem 45 minutos, também vai dar tempo de aprender um pouco sobre panificação. Aliás, mais do que aprender o preparo de um pão, vamos rever um conceito importante de nutrição: glúten não é o inimigo da alimentação saudável. O que estraga a dieta são os produtos ultraprocessados, que além de aditivos químicos, costumam ter quantidades grandes de sal, açúcar ou gordura – ou todos juntos. Eles também excluem da mesa a comida de verdade, feita em casa, que respeita o nosso padrão tradicional alimentar, baseado no arroz com feijão. Pão não deve ser a base da nossa alimentação, mas não precisa ser excluído do cardápio.

Voltando a parte prática da aula, os dois preparos do dia, a carne e o pão, vão ilustrar técnicas culinárias importantes e ainda revelam a importância do plano de bordo, ou plano de ataque, antes de começar a cozinhar. Já percebeu que a aula de hoje vai ser puxada, né? Mas, olha, vai ter drinque pra relaxar no final.

Veja a seguir o que você vai aprender na aula da semana e confira também a lição de casa.

Aula 4

  1. Como sovar massa de pão à mão
  2. Como sovar massa de pão na batedeira
  3. Como bolear a massa
  4. Como usar banneton
  5. Como preparar pão integral com nozes
  6. Como cozinhar na panela de pressão
  7. Como limpar a válvula da panela de pressão
  8. Como selar carne
  9. Como preparar carne louca
  10. Como fazer plano de bordo
  11. Como cortar frutas
  12. Como preparar sangria
  13. Como preparar água saborizada com frutas


Lição de casa

Para estimular você a perder o medo de usar a panela de pressão, fiz uma lista de receitas são bem diferentes, todas deliciosas, que ficam prontas em bem menos tempo se preparadas na pressão. E, claro, não se esqueça do bom e velho feijão de todos os dias: cozinhei uma vez por semana – leva 10 minutos! –, porcione e congele. Durante a semana, só é preciso preparar o refogado para temperar o feijão.

Cozinhe uma vez por semana e garanta feijão na mesa todos os dias.

Panela de pressão


Pernil de porco na panela de pressão.
Receita perfeita para preparar em dia de receber os amigos. A carne fica pronta mais rápido do que quando feita no forno, e ainda sobra tempo para preparar os acompanhamentos. A lição é boa para treinar também o "plano de bordo". Enquanto a carne cozinha na pressão, prepare a farofa, ela pode ficar pronta com antecedência porque não perde a crocância. Em seguida, parta para o molho de pimenta. Depois, coloque o arroz para cozinhar. A essa altura, a carne já vai estar pronta. Desfie e finalize com o molho.


Risoto de queijo na panela de pressão
. Essa lição parece até mágica: o risoto fica pronto em poucos minutos, porque o arroz e caldo são preparados ao mesmo tempo. Um dos segredos do preparo é deixar cozinhar em fogo alto, depois que a panela pega pressão. Mas são apenas três minutos!


Doce de leite.
Tem receita que diz mais sobre medo de panela de pressão? Pois chegou a hora de você realizar o sonho culinário de cozinhar uma lata de leite condensado de uma vez por todas! E com segurança. Depois de pronto, use para rechear um bolo de chocolate. Assistiu a aula três que ensinou como preparar bolos perfeitos, né? Hora de juntar os conhecimentos.

Pão


Pão italiano
. Casca croncante, miolo saboroso. Um clássico que dá para ser preparado em casa. São 15 minutos de sova, ou seja, pode colocar em prática o truque que ensino na aula de ficar na ponta dos pés e usar o peso do corpo para não se cansar. A receita rende dois pães. Fique com um, e dê o outro de presente. Ou congele fatiado!


Focaccia de alecrim com tapenade.
Um pão bem diferente para entrar no seu repertório de padeiro. Para acompanhar, e treinar o uso da faca, sirva com a tapenade de azeitonas. Lição boa para eliminar os ultraprocessados do cardápio de happy hour!


Chapati
. O pãozinho indiano não leva fermento e é feito na chapa! Em meia hora tem pão fresquinho para o café da manhã. Alerta nota 10 em Inteligência Doméstica: dobre a receita e conserve o que sobrou em saco plástico bem fechado. Dura até 3 dias.

Look da professora

Brincos: Iracema

Blusa: Marisa Ribeiro

Colar: Drê Magalhães

Calça: Diesel

Tênis: Adidas

Figurino: Luise Federman

Beleza/cabelo: Paula Vida

Fotógrafo: Arthur Vahia

O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha.