Aula de culinária: deixe o trabalho para o forno

Aula de culinária: deixe o trabalho para o forno
Compartilhe

Por Rita Lobo - 19 de fevereiro de 2018


Quem acompanhou as aulas do Cozinha Prática Verão já perdeu o medo de entrar na cozinha. Ficou fácil planejar a compra da feira, preparar uma boa salada, mudar para muito melhor o sabor do franguinho grelhado do dia a dia, encarar a panela de pressão, acertar no refogado, reaproveitar as sobras. São lições preciosas e que vão servir sempre. E em bom curso de forno e fogão tem que ter aula de assado, né? Chegou a hora!

Vamos assar pescadas para investigar a técnica culinária que facilita e muito a vida no dia a dia. Muita gente deixa de comer peixe porque acha difícil de cozinhar ou não quer deixar aquele cheiro de peixe frito na casa. Você vai ver como, no forno, o preparo é facílimo.

Para complementar a aula, e o prato, chips de mandioca absolutamente crocantes e sequinhos. É aprender a técnica e sair preparando as suas versões. Ah, e quem ama abacate pode comemorar: vai ter guacamole! Para a sobremesa, sorbet. Quer pretexto mais fresco e delicioso para aprender a descascar, cortar e congelar manga?

Veja a seguir o que você vai aprender na aula da semana e confira também a lição de casa.

  1. Como assar
  2. Como assar peixe
  3. Como assar chips
  4. Como usar o descascador de legumes para fazer chips
  5. Como cortar avocado
  6. Como cortar manga
  7. Como preparar pescada assada
  8. Como preparar guacamole
  9. Como preparar sorbet
  10. Como preparar drinque de sorbet

assado



Agora que você já incluiu o peixe no seu repertório de receitas, vamos preparar o ingrediente usando outra técnica, a do papilote. Não tem erro: nesta embalagem de papel que vira uma trouxinha (não precisa saber fazer origami!) você já tempera o prato, inclui legumes e tudo cozinha junto, no vapor criado dentro do envelope. É prático e não deixa cheiro na casa. Vamos nessa? Robalo assado no papilote.



Quando a gente descobre como os legumes assados são práticos e saborosos, não para mais de testar a técnica. Para que você se surpreenda logo de cara, vá de rabanetes com molho de mostarda. A receita é perfeita para acompanhar o grelhado do dia a dia (lembra da aula das marinadas?). A refeição vai virar um banquete.

Chips



Eles vão bem como petisco, para incrementar a salada, o risoto, a sopa, o pê-efe. O pulo do gato está na hora de acomodar as fatias na assadeira: elas devem ficar separadas uma das outras para que o preparo fique crocante. Partiu colocar a mão na massa? Chips de beterrada, lindos e deliciosos.

sorvete



Quem prestou atenção à aula viu que fruta congelada é carta na manga para preparar uma sobremesa deliciosa e rápida para o verão. Pausa para recapitular a aula da semana passada: lembra da sangria com abacaxi e uva congelados?

Assim como funciona com a manga, a banana também só precisa de alguns minutos no processador para virar sorvete de banana. Pode parecer que não vai dar certo, mas segura a ansiedade de principiante que a conscistência fica cremosa no final. É receita de um ingrediente só. Lição fácil essa, hein?


Look da professora


Colar: Maria Filó

Blusa: Spezzato

Lenço: acervo

Calça: Diesel

Tênis: Adidas

Figurino: Luise Federman

Beleza/cabelo: Paula Vida

Fotógrafo: Arthur Vahia

O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha