Aula de culinária: tortas e outras ideias para levar

Aula de culinária: tortas e outras ideias para levar
Compartilhe

Por Rita Lobo - 26 de fevereiro de 2018


O Cozinha Prática Verão 2018 está chegando ao fim. Esta semana vai ao ar a última aula e, para encerrar o curso intensivo de culinária, escolhi mostrar duas técnicas diferentes de torta. Esse é um tipo de preparação bom para levar, seja para um churrasco na casa de amigos ou mesmo para um piquenique no parque... Mas aqui a torta também simboliza o meu desejo que você termine o curso levando mais do que técnicas culinárias e receitas para o seu dia a dia. Espero que, aprendendo a cozinhar, você tenha ganhado mais autonomia e já esteja fazendo melhores escolhas.

Alimentação saudável tem a ver com saber diferenciar comida de mentira, que são os produtos ultraprocessados, de comida de verdade. A comida feita em casa é saudável de verdade. E aprender a cozinhar é uma ferramenta para uma vida melhor. Deixar a comida bonita, montar uma mesa com carinho, também ajuda a deixar a alimentação mais saudável: a gente presta mais atenção no que está comendo.

Durante as sete aulas, digo, episódios, ensinei vários métodos de cozimento aplicados: assar, chamuscar, refogar, selar, grelhar, flambar, na pressão... E também teve os principais tipos de corte: em tiras, em cubos, em leque, com pele, sem pele... Ah, os bolos... mostrei o método cremoso e o de liquidificador. Sem falar nas receitas: da clássica salada niçoise ao arroz branco soltinho, do frango grelhado à carne louca, da calda de chocolate ao bolo suspiro. Foram muitas ideias para variar o repertório.

O bolo mármore de cenoura com chocolate, aliás, virou hit e apareceu em muitas postagens nas redes sociais. Sim, eu fiquei de olho em tudo o que foi postado com a #CozinhaPráticaVerão! E quer saber? Só vi aluno tirando nota boa.


Veja todas as receitas do curso de culinária do Cozinha Prática Verão

Falando em nota, tirou 10 com louvor quem além de encarar o manejo das panelas estabeleceu de vez a divisão de tarefas estruturada em casa. Se você sentou na primeira fileira, e não perdeu nenhuma aula, sacou que essa era uma das grandes lições da temporada.

Alimentação não é assunto de dona casa, mas da casa.

Tratei o assunto de maneira bem humorada, tipo professor de cursinho quando inventa música para a gente decorar a tabela periódica, sabe? Mas o papo é sério. Me fantasiei de dona de casa da década de 1950 para lembrar que os tempos mudaram: alimentação não é assunto de dona casa, mas da casa. Pelo nível de engajamento nas redes sociais, parece que o assunto é urgente. As mulheres estão exaustas, mas não sabem como resolver essa questão.

Pois é, hoje, chegamos à nossa última aula. E com tudo que você aprendeu até agora, já dá para se organizar, dividir as tarefas entre todo mundo da casa e mandar muito bem no dia a dia. Para celebrar a vitória que é tomar as rédeas da própria alimentação e abandonar de vez os ultraprocessados, hoje mostro receitas que você vai poder levar para passear no fim de semana. Vamos investigar o preparo das tortas!

Duas tortas muito especiais

Primeiro, vamos ver as regras de preparo das tortas abertas. A massa vai ser integral, o recheio, de ricota – um favorito pessoal – e depois ainda vamos macerar uns pêssegos para você aprender essa técnica simples que faz a fruta virar uma sobremesa muito apetitosa.

Na sequência, vamos conhecer as técnicas usadas no preparo das tortas invertidas. Isso quer dizer que vai ter aula de massa folhada! Mas, calma, antes de você desistir de entrar na aula com medo de não dar conta, já aviso: a versão é simplificada, "semi-folhada" e bem mais possível de preparar em casa. É aprender a fórmula básica e sair prepararando versões com o que tem na geladeira. No programa, mostro uma de cebola servida com salada de escarola.


A seguir, tudo o que você vai aprender na última aula do Cozinha Prática Verão, e as lições de casa para fechar o curso com chave de ouro. Nos vemos em breve, a nova temporada estreia na segunda-feira (dia 5) e está lotada de boas receitas para você incluir no repertório.

Aula 7

  1. Como preparar massa de torta integral
  2. Como calcular a proporção de farinha para a massa não pesar
  3. Como preparar massa "semi-folhada"
  4. Como abrir massa de torta
  5. Como pré-assar massa de torta
  6. Como transferir a massa para a fôrma
  7. Como assar recheios sem rachar
  8. Como macerar frutas
  9. Como preparar torta invertida

Lição de casa

Mais três receitas de torta para você incluir no repertório. Uma tradicional, de palmito, perfeita para os dias de casa cheia. A outra, de frigideira, é uma versão prática do preparo, bem possível de preparar no dia a dia. E uma doce de limão, aberta, com uma decoração de impressionar.

mais Tortas!



Torta de palmito. A massa não racha, não despedaça, é daquelas bem fáceis de manusear. E com essa receita você aprende a decorar a torta com treliça. Para facilitar, tem até vídeo com o passo a passo. Não vai ter erro.

A torta de carne com cerveja é uma receita de frigideira: você prepara o recheio e assa a massa tudo em uma panela só. Não tem uma frigideira que possa ir ao forno? Nada de pular a lição. Neste caso, prepare o recheio na panela e depois transfira para um refretário redondo, vai dar certo igual.

Torta de limão com merengue. A última lição de casa do curso tinha que ser assim, um escândalo de boa. É receita para você servir num almoço ou jantar para os amigos, e impressionar todo mundo com suas novas habilidades na cozinha. Para nada dar errado, tem vídeo com o passo a passo da decoração caprichada.


Look da professora

Colar: Acervo pessoal

Pulseira: Drê Magalhães

Blusa offwhite: Le Lis Blanc

Cinto: Acervo pessoal

Calça: Acervo pessoal

Tênis: Adidas

O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar às terças-feiras, às 21h. Reapresentações: sexta (16h30), sábado (7h30 e 20h45), segunda (10h15 e 18h).

Figurino: Luise Federman

Beleza/cabelo: Paula Vida

Fotógrafo: Gilberto Oliveira Jr

O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha