Cozinha Prática: berinjela, iogurte e castanha-de-caju

Cozinha Prática: berinjela, iogurte e castanha-de-caju
Compartilhe

Por Rita Lobo - 07 de maio de 2018


Quem está acompanhando essa temporada já sabe: a cada programa, três ingredientes principais se transformam em dois cardápios diferentes. E os mais atentos já devem ter notado que nenhum ingrediente se repete. A ideia é reunir um repertório de receitas cheio de variedade, para incluir mais ingredientes no dia a dia. Eles são comuns, mas às vezes a gente esquece de comprar ou não olha para aquele item como ingrediente culinário. É o caso do iogurte. Para muita gente ele é sinônimo de café da manhã, na tigelinha e só. Pois no episódio de hoje, ele se une à berinjela e à castanha-de-caju para mostrar toda a versatilidade desse trio. Dá uma olhada!

Cardápio 1: castanha-de-caju temperada com curry e salada de berinjela com molho de iogurte

Para começar, sai um cardápio muito esperto. Vamos preparar uma salada rica, do tipo que vale como prato principal, com berinjela e um molho de iogurte com pimenta síria nada óbvio. As castanhas-de-caju vão para o forno com semente de abóbora e banana-passa para virar um petisco delicioso, daqueles perfeitos para beliscar enquanto cozinha.

Veja todas as receitas da temporada

Cardápio 2: babaganouch de forno, iogurte cremoso e crocante perfumado de castanha-de-caju

No segundo, as preparações são tão diferentes que você nem vai reconhecer os nossos protagonistas da vez. A berinjela se transforma em babaganouch, mas em versão extra prática. Em vez de tostar a pele na boca do fogão, ela vai ao forno e sai de lá pronta para virar a pasta árabe. E a sugestão é que seja servida como acompanhamento para o grelhado ou o assado que você quiser. Pode juntar com os espetinhos de frango do segundo episódio, ou com as iscas de peixe do sétimo! Repertório dos bons é assim, você vai juntando uma coisa com a outra, criando novas combinações de sabores. Não é demais?

Para a sobremesa, o iogurte é drenado, para ficar bem cremosão. O truque vale para preparar uma cobertura de bolo incrível ou um queijo para passar no pão no café da manhã. Mas no episódio, vira sobremesa singela, com um crocante de castanha-de-caju delicioso, que leva cardamomo. Fica bem perfumado, quase misterioso... e combina perfeitamente com o iogurte.


Mudou de cardápio, trocou de look

Para ninguém se perder entre as preparações, para cada cardápio, uso um look diferente. Como nas receitas, que são preparadas com os mesmos ingredientes, as produções também têm elementos em comum.

LOOK 1


Camisa: Maria Filó

Calça: acervo

Pulseira: FIT

LOOK 2


Cardigan: Le Lis Blanc

Blusa: Raizz

Pulseira: FIT

O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar às segundas-feiras, às 21h30. Reapresentações: quarta (17h), sábado (16h30), domingo (10h e 19h30), segunda (10h30).


Figurino: Luise Federman

Beleza/cabelo: Paula Vida

Fotógrafo: Gilberto Oliveira Jr

O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha