Cozinha Prática: grão-de-bico, cenoura e frango

Cozinha Prática: grão-de-bico, cenoura e frango
Compartilhe

Por Rita Lobo - 12 de março de 2018


Variar os sabores do dia a dia não é uma tarefa simples. E fica ainda mais difícil usando os ingredientes de sempre. É um problema que quem baseia a alimentação em comida caseira enfrenta. Por isso, resolvi me propor um desafio: na nova temporada do Cozinha Prática, a cada programa apresento dois cardápios diferentes com os mesmos três ingredientes (todos bem comuns). O objetivo com esse exercício semanal é ampliar os seus horizontes culinários. Juntos, vamos deixar mais simples a árdua missão de garantir uma mesa variada e saborosa todo dia. Comida caseira variada é sinônimo de alimentação saudável! E um dos grandes segredos para isso acontecer concentra-se em uma palavrinha-chave: repertório.

Uma boa maneira de variar os pratos é buscar referências em outras culturas gastronômicas. Quanto mais você sabe sobre outras cozinhas, mais fácil fica fazer associações e criar novos sabores. Por exemplo, grão-de-bico não precisa ser sempre um substituto do feijão. No Oriente Médio ele vira bolinho frito, o falafel, ou pasta, o homus... Observar como outras culturas usa os alimentos é um bom caminho pra começar um cardápio, mas não o único.

Cardápio 1: NHOQUE DE GRÃO-DE-BICO COM MOLHO DE LIMÃO E SÁLVIA + SALTIMBOCA DE FRANGO + GAJAR KA HALWA (DOCE DE CENOURA INDIANO)

As características do alimento também são fonte de inspiração. O grão-de-bico tem a textura perfeita para virar um purê que modela bem... Por que não preparar um nhoque? Pois é isso mesmo que você está vendo na foto, um purê de grão-de-bico, que vai ser servido com saltimboca de frango e ainda ganha um doce de cenoura para sobremesa. Está feito o primeiro cardápio do dia.

Deu para sacar que cenoura, grão-de-bico e frango são os protagonistas da história, né? No segundo cardápio do dia, o frango vira espetinho, que vai ser servido com homus de cenoura. Ótima opção para um jantar rápido, com sabores especiais.

Cardápio 2: ESPETINHO DE FRANGO COM PIMENTÃO E CEBOLA + HOMUS DE CENOURA

MUDOU DE CARDÁPIO, TROCOU DE LOOK!

Ei, não vai servir o homus com o nhoque, nem saltimboca com o espetinho! Para ninguém se perder entre as preparações, para cada cardápio, uso um look diferente. Como nas receitas, que são preparadas com os mesmos ingredientes, as produções também têm elementos em comum, desta vez, as cores.

LOOK 1

Cardigã - Twenty for Seven

Blusa - Yogini

Calça - Diesel

Cinto - Adedo

LOOK 2

Blusa - Osklen

Cinto - Replay

Pulseira - Le Briju


O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar às segundas-feiras, às 21h30. Reapresentações: terça (19h30), quarta (17h), quinta (22h30), sexta (10h), sábado (16h30), domingo (10h), segunda (10h30 e 16h).

Figurino: Luise Federman

Beleza/cabelo: Paula Vida

Fotógrafo: Gilberto Oliveira Jr

O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha