Cozinha Prática: feijão-branco, abobrinha e ricota

Cozinha Prática: feijão-branco, abobrinha e ricota
Compartilhe

Por Rita Lobo - 02 de abril de 2018


Os mesmos ingredientes em preparações que ficam com sabores totalmente diferentes. Essa é a ideia da temporada do Cozinha Prática no GNT. A cada programa, mostro como ampliar o repertório culinário é fundalmental para conseguir variar a comida do dia a dia. E são várias as estratégias para conseguir fazer isso. Na semana passada, exercitamos a memória para incluir um ingrediente que quase nunca entra na lista de compras, a costelinha de porco. Para hoje, vamos pensar sobre os grupos de alimentos.

São cinco grupos que a gente tem que ter em mente para manter uma alimentação balanceada: as hortaliças, que são todos os legumes e verduras; as leguminosas, como feijão, lentilha, grão-de-bico; os cereais, raízes e tuberculos, como o arroz, a batata e até o o macarrão (que é feito de trigo); e as carnes (aves, peixes, frutos do mar, suína, bovina, entram todas) e ovos.

O quinto grupo que não pode faltar na nossa alimentação é o das frutas. O ideal é comer em todas as refeições. Mas como? Na sobremesa!

Cardápio 1: pasta e fagioli com abobrinha e bolo de ricota com maçã

Para elaborar o cardápio, muita gente começa pela carne. Mas uma alimentação saudável não precisa ter carne todos os dias. No episódio de hoje, uso o feijão-branco (do grupo das leguminosas), a abobrinha (das hortaliças) e a ricota (que vai representar as proteínas).

Para começar, vamos nos libertar de preconceitos culinários e misturar feijão com macarrão. Sim! A mistura alvo de cara feia por muita gente phuna é prato clássico italiano, o pasta e fagioli. Aaaah, agora respeitou, né? (Risos!) No nosso cardápio, a receita vai ganhar camada extra de sabor e frescor com a companhia da abobrinha. Para a sobremesa, um bolo de ricota fantástico. Serião: é úmido, perfumado, receita que faz o repertório brilhar.

Veja todas as receitas da nova temporada do Cozinha Prática

Cardápio 2: caldinho de feijão com pesto, espetinho de lula grelhada e abobrinha recheada com ricota e nozes

Na sequência, o clássico caldinho de feijão muda de cor, ganha molho pesto e a companhia de um espetinho de lula grelhada. Mas esse é só o começo. O prato principal é uma abobrinha recheada com ricota e nozes. E se você usar essa combinação para rechear tomates assados, hein? Olha o repertório trasnformando as preparações do dia a dia aí, gente!

Mudou de cardápio, trocou de look

Pasta fagioli com caldinho de feijão branco? Não vai trocar as bolas, ops, os cardápios! Para ninguém se perder entre as preparações, para cada menu, um look diferente. Desta vez, troco os acessórios e o penteado, a roupa é exatamente a mesma.

Look 1

Brinco: Paula Marques

Blusa: Cori

Cinto: Le Soleil d'été

Calça: Shoulder

Look 2

Brinco: Paula Marques

Blusa: Cori

Cinto: Le Soleil d'été

Calça: Shoulder

O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar às segundas-feiras, às 21h30. Reapresentações: terça (19h30), quarta (17h), quinta (22h30), sexta (10h), sábado (16h30), domingo (10h), segunda (10h30 e 16h).


Figurino: Luise Federman

Beleza/cabelo: Paula Vida

Fotógrafo: Gilberto Oliveira Jr

O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha