#VozesNegrasImportam: Edson Leite

#VozesNegrasImportam: Edson Leite
Compartilhe

Por Rita Lobo - 24 de julho de 2020



Edson Leite (@chefedsonleite) estava procurando um rumo na vida quando a cozinha o encontrou. Hoje, ele está à frente da @GastronomiaPeriferia, uma iniciativa que mistura negócio com trabalho social e "impacta diretamente várias quebradas de SP". Conheça sua história de vida e confira uma receita bem legal que ele compartilhou.

CONHEÇA TODOS OS CONVIDADOS DE VOZES NEGRAS IMPORTAM


"Salve!!! Aqui na missão @chefedsonleite criador da Gastronomia Periférica (@gastronomiaperfiferica ), um negócio social que visa a transformação por meio da da Gastronomia!! Junto com minha "parça" @adeliarodriguezs tocamos esse negócio que impacta diretamente várias quebradas de SP.


Depois de sair do Jd. São Luís (minha quebrada), em 2006, fui morar na Europa como imigrante ilegal, entreguei listas, corri da polícia e lavei pratos, até a cozinha me fazer um chamado. Foi a cozinha que me descobriu, não fui eu que descobri a cozinha! Ali as coisas mudaram, trabalhei cozinhando em hotéis, hospitais, restaurantes tradicionais, navio e clubes, até voltar para o Brasil em 2012 com o um problema na coluna.


Aqui, redescobri o meu lugar. Decidi ficar e ensinar o que aprendi. Me formei em Serviço Social, dei aulas para adolescentes e crianças dentro da área de alimentação e conheci minha parceira Adélia. Juntos criamos uma Escola Periférica de Gastronomia, um aplicativo que mapeia a parte gastronômica das quebradas, um serviço de catering (Rango), uma empresa de consultoria para restaurantes, um livro de receitas e diversos conteúdos para internet!!! Além disso, sou autor de “Porque criei a Gastronomia Periférica”, livro que reúne as receitas e a história do Gastronomia Periférica e, além de ser finalista do Prêmio Jabuti 2019, foi vencedor do prêmio Gourmand 2020.


A Gastronomia Periférica é para todxs mas é feito pela periferia. Cuidamos de vidas!!! Porque na quebrada mais importante do que aprender a cozinhar é aprender a sobreviver!"


Bolinho de talos, folhas e cascas


INGREDIENTES

2 ovos

1 xícara (chá) de talos, folhas ou cascas bem lavadas e picadas. Pode ser talo de de acelga, couve, agrião, brócolis, couve-flor; folha de cenoura, beterraba, nabo, rabanete e ainda casca de chuchu.

5 colheres (sopa) de farinha de trigo

1/2 cebola picada

2 colheres (sopa) de água

Sal a gosto

Óleo para fritar


COMO FAZER

Bata bem os ovos em uma tigela e misture os talos, a farinha de trigo, a cebola, a água e o sal até ficar uma massa homogênea. Frite os bolinhos, às colheradas, em óleo quente. Escorra em papel-toalha.


OBS: No caso dos talos de couve, couve-flor e brócolis, ferva antes do preparo. Aproveite a água do cozimento dos talos para fazer um caldo de legumes.


RENDIMENTO: 2 PORÇÕES

TEMPO DE PREPARO: 30 MINUTOS