Maratona Receitas com Memórias

Maratona Receitas com Memórias
Compartilhe

Por Rita Lobo - 03 de agosto de 2017


Quem me acompanha por aqui já deve saber que nessa temporada do Cozinha Prática no canal GNT eu abro o baú das memórias para falar sobre o prazer de comer e de cozinhar. As receitas são bem pessoais – e tem histórias da minha vida para temperar os episódios. E olha que notícia ótima: a temporada inteirinha já está disponível na plataforma online GNT Play. Ah! E se você é assinante Net, todos os programas também já estão no Now.

Pode ver tudo de uma vez. Será que vai rolar maratona por aí? E para dar mais vontade de ver essa nova temporada tão diferente de tudo que já produzi, veja a seguir as sinopses de todos os episódios.

Leia também

Vem aí: Receitas com Memórias

episódios

1: A gemada da minha mãe para criar coragem

Para começar, ensino a preparar a gemada da minha mãe, a única da lembrança que tenho dela na cozinha. E mostro também o passo a passo de um suflê perfeito de chocolate e outro de cenoura.

2: Pão italiano com música do meu avô

Aprenda a preparar uma receita inspirada no pão italiano que eu comia na infância, na casa do meu avô. Para acompanhar, manteiga caseira e café coado com um pouco de chocolate e uma pitada de sal.

3: Cordeiro marroquino para receber (elogios)

Numa viagem especial ao Marrocos com a minha amiga Helena Lunardelli descobri a tagine de cordeiro, um cozido marroquino temperado com especiarias, que virou o prato clássico para receber os amigos em casa.

4: Caldo de galinha com sabor de pertencimento

Em homenagem à minha avó Julia, mergulho em minhas origens judaicas e preparo caldo de galinha e knaidlach, uma sopa com bolinhas de matzá. Para completar, sai uma salada Ceasar, vinda direto de uma déli em Nova York.

5: Bolo de chocolate para o aniversário dos meus filhos

Nesta temporada de receitas com memória, mostro o bolo clássico dos aniversários dos meus filhos quando eram pequenos – é de chocolate coberto com ganache! E vai ter ainda brigadeiro preparado com chocolate 70%.

6: Sopa de lentilha pra fazer as pazes

Neste episódio tem receitas que preparo a quatro mãos com o meu marido, inclusive uma sopa de lentilha com limão e coentro, que me faz lembrar um dia em que fizemos as pazes. Depois, mostro um bolo encharcado de laranja que descobrimos juntos.

7: Frigideira pra testar novas receitas

Da combinação de dois ingredientes, ovo e coco, ensino a preparar uma frigideira de bacalhau e uma cocada de forno para relembrar a criação do Panelinha, há 17 anos, site de receitas pioneiro na internet brasileira.

8: Um curry pra se jogar

Um curry de porco, com o perfumado arroz basmati e uma série de acompanhamentos que surpreendem: cebola roxa, amendoim, laranja, banana e coentro. A receita, que, claro, tem memória entre seus ingredientes, é da mãe do meu amigo Cliff. Foi ele que me incentivou a abrir um restaurante na década de 1990.

9: Nhoque da Tsé pra juntar a família na cozinha

Meu marido conta que adorava ajudar a avó no preparo do nhoque quando era criança. Peguei essa memória emprestada para mostrar o passo a passo para a massa ficar perfeita. E tem também três molhos diferentes: um de tomate com burrata, outro de manteiga e sálvia e até um de cebola caramelizada.

10: Cubos de abóbora pra construir novos horizontes

Quando reformei minha primeira cozinha e integrei o espaço com a sala, descobri que o forno é uma caixa mágica e me apaixonei pela abóbora assada. Aqui ensino a preparar esse acompanhamento, que também vai no risoto na panela de pressão e faz dupla com uma salada de trigo turca.

11: Gravlax pra viajar no tempo – e no espaço

Gravlax de salmão, salada de cogumelos-de-paris com salsão e um creme de abacate com sorvete, uma das minhas sobremesas favoritas da infância. Mas as três receitas contam um pouco sobre a minha ligação com o meu pai.

12: Um risoto japonês pra alimentar amizades

Para contar sobre uma amizade que já dura 26 anos, preparo um risoto que aprendi nos meses que passei em Tóquio, no início da década de 1990. Na sequência preparo uma sobremesa com uma fruta adorada no Japão: bolo de figo com creme inglês.

13: Uma torta de nozes pra lembrar de onde eu vim

No último episódio da temporada de receitas com memórias, ensino a preparação que foi o início de tudo: a torta de nozes com recheio de baba-de-moça e cobertura de merengue suíço da minha avó Rita.