Refogado: Arroz!

Refogado: Arroz!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 17 de abril de 2017


‘Como faz arroz branco? Tem segredo para ele ficar soltinho?’

Essas perguntas são campeãs de audiência. Parece até que a panela de arroz fumegante é envolta em mistérios… Mas não é. Não tem segredo. Tem algumas técnicas envolvidas no preparo, isso sim.


No 2º episódio da série Refogado, no canal Panelinha no YouTube, até quem não sabe ferver água pro café vai aprender a preparar o arroz branco perfeito. Seguindo alguns poucos passos e respeitando as proporções e tempos, não tem erro: o arroz fica macio e soltinho, perfumado e saboroso. Mas não é só isso.


Quem já manda bem no manejo das panelas vai descobrir que, a partir dessa técnica tão simples, o refogado, dá para variar bem os sabores do dia a dia, sem nenhum esforço. E você já deve saber que variação é palavra-chave na alimentação saudável de verdade. (Quanto mais alimentos a gente inclui no cardápio, mais nutrientes oferece ao corpo – e sem ter que se preocupar com isso!)


‘REFOGADO COM RITA LOBO’, SÉRIE EM CINCO EPISÓDIOS, VAI MOSTRAR QUE INCLUINDO E ALTERNANDO LEGUMES AROMÁTICOS, ERVAS FRESCAS E ESPECIARIAS, VARIAMOS OS SABORES DO DIA A DIA, SEM ESFORÇO.

A grande sacada desta série, que vai revolucionar a sua comida do do dia a dia de um jeito muito simples, é mostrar como a gente consegue mudar totalmente o sabor de preparos convencionais, variando os ingredientes do #Refogado.


Além de aprender o branquinho básico, você vai ver mais duas versões surpreendentes:

  1. com cebola, cenoura e salsão, trio clássico que tem até nome na cozinha francesa – mirepoix, pronuncia-se mirrr-poá;
  2. com gengibre e curry, bem diferentão, com ares orientais.

Mais sobre as receitas do episódio


Arroz branco soltinho. Símbolo da cozinha brasileira, é, o lado do feijão, a base do padrão alimentar tradicional, aquele conjunto de preparos e combinações que define os hábitos alimentares de uma região (passaporte certeiro para uma alimentação saudável).

Arroz com cenoura e salsão. Essa é pra quem ainda não se convenceu de que é melhor excluir os temperos prontos da cozinha. Com esse trio no #Refogado, o arroz fica com sabor de caldo de legumes – e sem nenhum cubinho à vista (a não ser os de cebola e salsão. Risos).


Arroz com gengibre e curry. O frescor de um com o perfume do outro se combinam em um #Refogado potente. Esse arroz bem perfumado e amarelo ganha destaque como acompanhamento e é prova de que variar sabores totalmente não é sinônimo de mais trabalho na cozinha.


Confira a programação completa da série Refogado com Rita Lobo


Em cinco episódios, você vai ver que arroz, feijão, legumes, carne moída – e até purê e omelete – nunca mais serão os mesmos!


Arroz - Além de mostrar como preparar o básico, branco, soltinho, tem receita de arroz com cebola, cenoura e salsão e de arroz com curry e gengibre. Está no ar.


Feijão - O clássico, com alho, ganha um toque de pimenta dedo-de-moça, e duas variações surpreendentes: com beterraba e cominho e com bacon e tomate. Estreia dia 25/4.


Legumes - Abóbora+alho+sálvia, milho+alho poró+pimenta dedo-de-moça, berinjela+cebola+pimenta síria+nozes. Vamos tirar os legumes refogados da mesmice. Estreia dia 2/5.


Refogado curinga - descubra como um mesmo refogado pode dar sabor a variadas preparações. No episódio, você aprende o preparo de uma saborosa carne moída, um purê de batata diferente e uma omelete bem recheada. Estreia dia 9/5.


Refogado de bacalhau com nuvem de ovos - no primeiro episódio da série, uma receita bem festiva e muito fácil de fazer. Está no ar.


Inscreva-se no canal Panelinha no YouTube para ser avisado sempre que os episódios entrarem no ar!