Refogado: Curinga!

Refogado: Curinga!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 08 de maio de 2017


Se você assistiu a todos os episódios da série Refogado no canal Panelinha no YouTube já sabe que esta técnica tão presente no dia a dia da cozinha brasileira é uma ferramenta muito potente para variar os sabores das refeições.

Durante a série, mostrei como variar o sabor do arroz e do feijão, apenas alternando os ingredientes do refogado; apresentei opções para deixar os legumes refogados surpreendentes; e teve até refogado festivo, com bacalhau e camarão, logo no início da temporada. E agora?

Agora, migui seus loki, inverti tudo. (Risos)

No episódio de hoje no canal Panelinha no YouTube, mostro como um único refogado pode mudar o sabor de uma gama diversificada de preparos. Aliás, quando você encontrar a sua combinação de sabores favorita, pode transformar em marca registrada! Cebola + pimentão + alho foram o meu refogado curinga. E você vai ver como ele transforma o purê de batatas, a omelete e a carne moída (na lista de receitas deste post, veja outros preparos que podem ganhar uma camada extra de sabor com esse refogado curinga!).

Apesar de os ingredientes do refogado serem os mesmos, para cada preparo, os cortes são diferentes. Por exemplo: no caso do purê de batatas, o refogado vira uma espécie de cobertura, por isso, o pimentão vai em tiras finas para a panela. Já no caso da carne moída, ele vai em cubos... Mas acho melhor você assistir para entender tudinho e se inspirar. Logo mais você vai estar postando nas redes sociais o seu refogado curinga!

Os cinco episódios desta série exclusiva do canal Panelinha no YouTube têm como objetivo mostrar como é é possível revolucionar a cozinha de um jeito muito simples. Apenas variando os ingredientes do refogado, a gente dá cara nova ao cardápio do dia a dia e, na mesma tacada, melhora a alimentação. Quanto mais alimentos a gente usar, mais saudável fica o cardápio.


VOCÊ PODE VARIAR OS INGREDIENTES DO REFOGADO OU USAR O MESMO REFOGADO PARA VARIAR SABORES DE PREPAROS DIFERENTES. O IMPORTANTE É ESPANTAR O TÉDIO DAS REFEIÇÕES. ESSA É A GRANDE SACADA DA SÉRIE ‘REFOGADO COM RITA LOBO’: MELHORAR A ALIMENTAÇÃO, SEM TER MAIS TRABALHO.

As receitas do episódio

  1. Purê de batatas com refogado de pimentão. A cebola vai em meia-luas e o pimentão em fatias. e os dois vão coroar um purê de batata bem cremoso.
  2. Carne moída com refogado de pimentão. A cebola e o alho vão picado bem fino para sumir (da vista, não do sabor!), já o pimentão vai em cubos grandes, para dar cor e textura.
  3. Omelete com refogado de pimentão. Aqui o pessoal troca de lugar, o pimentão e o alho são bem discretos, cortados miúdo. E a cebola vai em anéis, e fica toda aparecida.


Confira todos os episódios da série Refogado com Rita Lobo

Em cinco episódios, você vai ver que arroz, feijão, legumes, carne moída – e até purê e omelete – nunca mais serão os mesmos!

Refogado curinga – descubra como um mesmo refogado pode dar sabor a variadas preparações. No episódio, você aprende o preparo de uma saborosa carne moída, um purê de batata diferente e uma omelete bem recheada. Já está no ar!

Refogado de bacalhau com nuvem de ovos – no primeiro episódio da série, você vê uma receita bem festiva e muito fácil de preparar. Está no ar.

Arroz – Além de mostrar como preparar o básico, branco, soltinho, tem receita de arroz com cebola + cenoura + salsão e de arroz com curry + gengibre. Está no ar.Feijão – O clássico, com alho, ganha um toque de pimenta dedo-de-moça, e duas variações surpreendentes: com beterraba + cominho e com bacon + tomate. Está no ar.

Legumes – Abóbora + alho + sálvia | milho + alho-poró + pimenta dedo-de-moça | berinjela + cebola + pimenta-síria + nozes. Vamos tirar os legumes refogados da mesmice. Está no ar.