#vivaofuturo: bolo de chocolate para comemorar!

#vivaofuturo: bolo de chocolate para comemorar!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 29 de outubro de 2014


Bolo de chocolate é um clássico irresistível. Mas sempre dá para a gente inovar. É por isso que, no Panelinha, escolhemos um bolo de chocolate nota mil – e com direito a aperfeiçoamentos – para celebrar os 60 anos da Brastemp. Na verdade, vai ser uma comemoração dupla: o aniversário da empresa e nossa nova parceria com a marca. Com a Brastemp, já fizemos projetos de sucesso, como a websérie da reforma da minha cozinha, o blog One is Fun e também o canal Comunidade Panelinha. Agora, a novidade é que... Ah, não. Vamos falar do novo projeto outra hora. Hoje é dia de festa!

Tenho certeza de que você vai gostar do bolo de chocolate coberto com uma ganache perfumada com raspas de laranja e canela. Este preparo vive recebendo elogios: a massa fofa de chocolate com a cobertura que leva creme de leite fresco, chocolate, raspas de laranja e canela é sucesso absoluto entre os leitores do meu livro ‘Pitadas da Rita’, onde a receita está publicada. Não poderia escolher outro bolo para você participar do desafio #vivaofuturo. Além de se deliciar preparando essa receita — vai por mim, ela é divina! —, você ainda pode concorrer a um frigobar Retrô da Brastemp!

O meu jeito de inovar foi perfumar a clássica ganache de chocolate com laranja e canela. Mas as possibilidades são infinitas. Qual vai ser a sua? Para participar, faça e fotografe a receita. Poste a foto escolhida no Instagram usando a hashtag #vivaofuturo. Você pode publicar quantas fotos (e versões) quiser! Cite também o perfil @editorapanelinha (se o seu perfil for privado, a foto não vai aparecer na listagem da hashtag). Você tem até o dia 12 de novembro para postar.

O dono do clique mais inspirador, apetitoso, bonito e/ou com legenda criativa leva como prêmio da Brastemp um frigobar Retrô. E ainda pode escolher um título da Editora Panelinha: Quando Katie cozinha, de Katie Quinn Davies; Pão Nosso, de Luiz Américo Camargo; A comida baiana de Jorge Amado, de Paloma Jorge Amado; Jerusalém, de Yotam Ottolenghi e Sami Tamimi; ou um dos meus livros, Pitadas da Rita e Cozinha de Estar.

Bolo de chocolate com ganache de laranja
Serve 8 pessoas

Para a massa

4 ovos
1 xícara (chá) de café (passado fraco)
1 xícara (chá) de óleo
½ xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de açúcar mascavo
1 xícara (chá) de chocolate em pó
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento
manteiga, farinha e chocolate para untar e polvilhar

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma redonda com furo – espalhe uma camada fina e uniforme. Faça uma misturinha meio a meio de chocolate em pó e farinha e polvilhe a fôrma toda (assim o bolo não fica com aquela casquinha branca de farinha). Reserve.

2. No liquidificador, junte os ovos, o café e o óleo e bata apenas para misturar.

3. Em seguida, junte os açúcares, o chocolate em pó e a farinha. Bata por 4 minutos, apenas até formar uma massa lisa. Atenção: se não tem muita prática na cozinha, faça o inverso, junte a mistura do liquidificador aos ingredientes secos (açúcares, chocolate em pó e farinha) numa tigela e misture bem com uma colher de pau ou batedor de arame. Assim não tem perigo de misturar demais!

4. Por último, adicione o fermento e misture bem.

5. Transfira a massa para a fôrma preparada e leve ao forno preaquecido para assar por 30 minutos, até que o palito saia limpo ao ser espetado no bolo.

6. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Coloque um prato de bolo sobre a fôrma e, com auxílio de um pano de prato, vire de uma vez.

7. Somente quando o bolo estiver frio, espalhe a calda. Sirva a seguir.

Para a calda

200 g de chocolate meio amargo
¾ de xícara (chá) de creme de leite fresco
1 rama de canela
½ colher (chá) de raspas de laranja

1. Numa tábua, pique fino o chocolate. Transfira para uma tigela de vidro e junte o creme de leite, a canela e as raspas de laranja. Atenção: na hora de raspar a casca da laranja, cuidado com a parte branca, que amarga a receita. Por isso, de preferência, use um ralador específico para cítricos.

2. Leve a tigela ao micro-ondas e rode de 1 em 1 minuto, até o chocolate derreter.

3. Deixe esfriar e retire a canela. Assim que amornar, leve à geladeira por cerca de 10 minutos. Retire e misture bem para unificar a temperatura. Se o dia estiver muito quente, repita esse procedimento.

4. Espalhe a calda do bolo com uma espátula de confeiteiro ou com uma faca.

Foto: Editora Panelinha |Ricardo Toscani