Abobrinha assada com alecrim, cebola e pimenta dedo-de-moça

Se você tem outros pratos para preparar no forno, aproveite para levar a abobrinha. Inteligência doméstica, bem! E já que vai levar a abobrinha, coloque uma cebola também. Para temperar, além de sal e pimenta-do-reino, vai alecrim. Quer dar uma sacudida neste prato? Coloque pimenta dedo-de-moça fatiada bem fininho. Acompanhamento perfeito para uma carne!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 2 abobrinhas
  • 1 cebola
  • 1 pimenta dedo-de-moça (opcional)
  • 1 ramo de alecrim
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Lave e seque as abobrinhas, a pimenta e o alecrim.
  2. Corte as abobrinhas em rodelas grossas, de cerca de 1 cm de espessura (se quiser, descarte as pontas). Corte a cebola em quartos, passando a faca pela raiz; descasque os gomos, sem tirar a raiz - assim todas as camadas ficam juntinhas.
  3. Unte o fundo de uma assadeira grande com 1 colher (sopa) de azeite. Disponha as fatias de abobrinha e os gomos de cebola. Debulhe o ramo de alecrim sobre os legumes. Regue com o azeite restante e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Misture bem com as mãos.
  4. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos ou até dourar - na metade do tempo, vire os legumes com uma espátula. Retire do forno e transfira as abobrinhas para uma travessa. Fatie a pimenta em rodelas fininhas (lave bem as mãos!) e espalhe pela abobrinha. Sirva a seguir.

Veja este e mais preparos com abobrinha: