Imagem da receita

Biscoito champanhe caseiro

Sim! Dá para ser caseiro! O tiramissu e o pavê nunca mais serão os mesmo depois de você descobrir como preparar biscoitos champanhe.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

Serve30 unidades


Ingredientes

  • ⅔ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 ½ colher (sopa) de amido de milho
  • 1 pitada de sal
  • açúcar de confeiteiro a gosto para polvilhar
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Unte 2 assadeiras médias com manteiga. Polvilhe com farinha de trigo, chacoalhe e bata sobre a pia para tirar o excesso.
  2. Numa tigela, misture a farinha com o amido e reserve. Leve uma panela com um pouco de água ao fogo baixo – ela vai ser usada para aquecer os ovos em banho-maria.
  3. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela maior de vidro (ou inox) – se um estiver estragado você não perde a receita. Junte o açúcar, o sal e misture bem. Encaixe a tigela na panela do banho-maria e mexa com uma espátula por 5 minutos, até os ovos aquecerem e o açúcar dissolver – levante uma porção com a espátula e, com a ponta dos dedos, verifique se os ovos estão aquecidos e sem grãozinhos de açúcar.
  4. Retire a tigela do banho-maria e, com o batedor de claras acoplado ao mixer,  bata os ovos até aumentar em 4 vezes o volume, formando uma espuma clara e densa (se preferir, bata os ovos na batedeira ou utilize uma batedeira manual).
  5. Acrescente aos poucos a mistura de farinha com amido, passando pela peneira. A cada adição, misture delicadamente com a espátula, fazendo movimentos de baixo para cima, para incorporar a farinha sem perder a aeração.
  6. Transfira a massa de biscoito para um saco de confeitar, torça bem para fechar e corte a ponta. Para preparar os biscoitos: aproxime a ponta do saco na assadeira, num ângulo de 45°, aperte delicadamente puxando para formar uma tira de 8 cm, pare de apertar e faça um movimento seco, no sentido contrário para finalizar. Repita até completar a assadeira, deixando 2 cm entre cada biscoito.
  7. Com uma peneira pequena, polvilhe açúcar de confeiteiro sobre os biscoitos e leve para assar por cerca de 10 minutos, ou até ficarem levementes dourados. Enquanto isso, prepare a outra assadeira. Deixe esfriar completamente, na própria  assadeira em temperatura ambiente, antes de armazenar ou usar.

 

OBS: os biscoitos duram até 1 mês armazenados em pote com fechamento hermético.

Sugestão de
cardápio