Imagem da receita

Boeuf Bourguignon na pressão

O pote de ouro no fim do arco-íris para quem está em busca de uma receita bem rica em sabor e preparada na panela de pressão elétrica. Use uma xícara do vinho para marinar e beba o resto. Saúde!


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve6 porções

PARA A MARINADA

Ingredientes

  • 1 kg de músculo
  • 1 xícara (chá) de vinho tinto
  • 2 folhas de louro
  • 6 ramos de tomilho

Modo de preparo

 

Corte o músculo em cubos médios e transfira para uma tigela. Junte as folhas de tomilho, de louro e cubra com o vinho. Leve à geladeira para marinar por, no mínimo, 2 horas (se preferir, deixe a carne marinando na noite anterior ao preparo).

PARA COZINHAR

Ingredientes

  • 2 cenouras
  • 2 talos de salsão (sem as folhas)
  • 200 g de cogumelos-de-paris frescos
  • ½ cebola
  • 2 dentes de alho
  • ⅓ de xícara (chá) de bacon em cubos (70 g)
  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • salsinha picada a gosto

Modo de preparo

  1. Descasque e corte a cenoura em meias-luas grossas; descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho; lave, seque e corte o salsão em fatias grossas, na diagonal.
  2. Sobre outra tigela, passe os cubos de carne por uma peneira, raspando bem o líquido da marinada com uma espátula – no total, você vai precisar de 1 xícara (chá) do líquido para cozinhar o ensopado, se necessário, complete com água.
  3. Volte a carne para a tigela da marinada (nem precisa lavar), tempere com sal, pimenta a gosto, salpique com a farinha e misture com as mãos para envolver todos os cubos – essa técnica chama singer e ajuda a engrossar o molho.
  4. Ligue a panela elétrica (destampada) e programe para 30 minutos de cozimento – dessa forma ela permanece bem aquecida para dourar a carne e preparar o refogado. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e doure os cubos de carne, em etapas, sem amontoar – se colocar tudo de uma só vez a carne vai cozinhar no vapor em vez de dourar. Transfira para uma travessa e repita com o restante, regando com azeite a cada leva.
  5. Coloque o bacon e mexa até começar a dourar. Junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 5 minutos. Adicione o alho, o extrato de tomate e mexa por 1 minuto para perfumar.
  6. Junte a cenoura e o salsão, regue com o líquido da marinada reservado (com as ervas) e misture bem para incorporar o sabor do refogado. Volte a carne para a panela e tempere com sal e pimenta a gosto.
  7. Feche a panela de pressão elétrica, ajuste a válvula para cozinhar na pressão e o cronômetro para 30 minutos. Enquanto isso, com um pano de prato úmido (ou papel toalha), limpe os cogumelos – evite lavar sob água corrente, eles absorvem a água e perdem sabor. Corte cada cogumelo ao meio (se estiverem muito grandes, corte em quartos).
  8. Passado os 30 minutos a panela elétrica vai desligar sozinha e manter o ensopado aquecido. Ajuste a válvula para liberar a pressão e deixe o vapor sair completamente antes de abrir a tampa. Misture os cogumelos e deixe cozinhar no calor do ensopado por 5 minutos. Desligue a panela, misture a salsinha picada e sirva a seguir.

E na panela de pressão convencional?

Se for preparar na panela de pressão convencional, vai precisar de mais azeite, mais líquido e mais tempo. Em vez de ½ colher (sopa) de azeite para dourar a carne, use 1 colher (sopa) e regue a cada nova leva. Em vez de 1 xícara (chá) do líquido da marinada, você vai precisar de duas (complete com água). E o tempo de cozimento vai para 35 minutos.

Sugestão de acompanhamento

Purê de batatas é o par perfeito para este preparo.

CLIQUE PARA SABER MAIS SOBRE A PANELA DE PRESSÃO ELÉTRICA

 Este conteúdo faz parte da Cozinha 3 por 4, um projeto do Panelinha patrocinado pela Philips Walita.

 

Sugestão de
cardápio