Imagem da receita

Cocada branca

O tio da cocada nunca mais apareceu? Prepare você mesmo uma cocada tradicional. Aquela que combina apenas coco fresco e calda de açúcar. Sim, aquela que tem miolo bem úmido e uma casquinha fina. Ah, não é fácil achar coco fresco por aí? Sem problemas, dá para usar o coco congelado!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

Serve20 unidades


Ingredientes

  • 2 ½ xícaras (chá) de coco fresco ralado grosso (cerca de 500 g)
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de água

Modo de preparo

  1. Numa panela média, misture o açúcar e a água com a ponta do dedo para não espirrar na lateral da panela – isso evita que a calda queime até atingir o ponto de fio.
  2. Leve a panela ao fogo médio e deixe cozinhar sem mexer, por cerca de 20 minutos, até a calda atingir o ponto de fio – para verificar, mergulhe uma colher e levante um pouco da calda, se formar um fio fino entre as gotas, está pronta.
  3. Adicione o coco e misture apenas para envolver os flocos com a calda (evite mexer em excesso para não açucarar). Deixe cozinhar por mais 5 minutos em fogo médio, sem mexer. A cocada deve estar bem úmida neste momento.
  4. Transfira a cocada (com a calda) para uma tigela e deixe descansar por 5 minutos. Enquanto isso, unte uma assadeira grande com manteiga (se preferir, utilize uma assadeira antiaderente).
  5. Com 2 colheres de sobremesa, modele a cocada em queneles e transfira para a assadeira, uma ao lado da outra (se preferir, modele em montinhos para ficar mais rústico). Deixe em temperatura ambiente por cerca de 1 hora ou até as cocadas secarem. Elas ficam durinhas por fora mas ainda úmidas por dentro. Sirva a seguir ou conserve num pote com fechamento hermético por até 1 semana.


NÃO TEM COCO FRESCO?

Pode usar a versão congelada sem problemas. Deixe o coco descongelar completamente na geladeira antes de preparar a receita.