Imagem da receita

Mascarpone caseiro

Não precisa deixar de preparar tiramisu porque não achou mascarpone para comprar. Esta versão caseira é quebra-galho que faz bonito.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Servecerca de 350 g (1 ½ xícara)


Ingredientes

  • 500 ml de creme de leite fresco
  • caldo de 1 limão

Modo de preparo

  1. Numa panela média, leve o creme de leite ao fogo baixo e mexa até começarem a subir as primeiras bolhas. Junte o caldo de limão e mexa delicadamente, ainda em fogo baixo, por mais 5 minutos até engrossar levemente.
  2. Desligue o fogo e deixe amornar na própria panela, em temperatura ambiente por 20 minutos – algumas marcas de creme de leite espessam mais rápido que outras, esse tempo de descanso é fundamental para atingir a consistência certa antes de drenar.
  3. Forre uma peneira com um pano de algodão fino e limpo e apoie sobre uma tigela (se preferir, utilize 2 filtros de café descartáveis cortados ao meio). Coloque o creme na peneira forrada e deixe drenar na geladeira por no mínimo 6 horas – o creme vai liberar o soro aos poucos e ficar firme, com a consistência do mascarpone. Atenção: alguns cremes levam mais tempo para atingir a consistência, verifique com uma colher e se necessário deixe drenar por mais tempo (se preferir, prepare na noite anterior).
  4. Transfira o mascarpone para um recipiente com fechamento hermético e mantenha na geladeira por até 3 dias.

 

Pode trocar o creme de leite fresco por:

Nata: utilize 2 xícaras de chá e siga os passos da receita.

Creme de leite em lata: utilize 2 de 300g. Neste caso, pule os passos 1 e 2 – não aqueça o creme de leite, junte o caldo de 1 limão, misture e deixe drenar numa peneira forrada por pelo menos 4 horas até ficar firme.

Sugestão de
cardápio