Imagem da receita

Massa de pizza sovada no processador

Ciao, delivery! O processador faz todo o trabalho duro por você. Aproveite e chame os amigos, a receita rende 2 pizzas grandes.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

Serve2 pizzas


Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (cerca de 10 g)
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 ½ colheres (sopa) de azeite
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • fubá para polvilhar a assadeira

Modo de preparo

 

  1. Na jarra medidora, coloque a água, o fermento e o açúcar. Misture bem para dissolver e deixe em temperatura ambiente até começar a espumar – isso leva cerca de 10 minutos.
  2. No processador, com a lâmina para massas, coloque a farinha e o sal. Coloque para bater na velocidade mínima e, pelo bocal da tampa, junte o fermento diluído aos poucos para incorporar. Adicione 2 colheres (sopa) de azeite e continue batendo por mais 5 minutos, até formar uma massa bem lisa e elástica – você sabe que a massa está no ponto certo quando descolar da parede do copo do processador. Atenção: segure o processador durante a sova, ele pode dar uma chacoalhada.
  3. Unte uma tigela grande com ½ colher (sopa) de azeite e transfira a massa do processador para a tigela – raspe com uma espátula de silicone para soltar a massa do copo e lâmina do processador. Cubra com filme (ou pano de prato) e deixe fermentar em temperatura ambiente por cerca de 1h30, até a massa triplicar de volume.
  4. Quando faltar 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, preaqueça o forno a 250 ºC (temperatura alta). Se for utilizar uma assadeira de pedra sabão, coloque-a dentro do forno ainda frio para aquecer desde o início – caso contrário, ela pode rachar com o choque térmico.
  5. Polvilhe a bancada com farinha de trigo, transfira a massa para a bancada e, com uma espátula divida em 2 porções e prepare 1 pizza de cada vez. Polvilhe 1 porção de massa com farinha e, com o rolo de macarrão abra num disco de 25 cm (se preferir, prepare uma pizza retangular).
  6. Polvilhe o fundo da assadeira com fubá – ele evita que a massa umedeça e deixa a pizza mais crocante. Dobre o círculo de massa em quatro e desdobre na assadeira. Cubra com o recheio de sua preferência e leve ao forno para assar por cerca de 10 minutos, até as bordas ficarem douradas. Sirva a seguir.

Como armazenar, congelar e descongelar

Utilize a seguir ou, se preferir, embale individualmente com filme e armazene na geladeira por 3 dias ou no congelador por até 1 mês. Para descongelar, deixe em temperatura ambiente por cerca de 2 horas antes de usar; se estiver na geladeira, deixe em temperatura ambiente por 30 minutos antes de usar.

Duas sugestões de recheio

Vai pizza de muçarela ou escarola?

 

Sugestão de
cardápio